Sábado em evidência

2 minutos de leitura
Colunista da Folha de S.Paulo fala sobre o princípio bíblico da guarda do sábado

Colunista-do-site-da-Folha-de-S.Paulo-fala-sobre-o-princípio-bíblico-da-guarda-do-sábado

Nesta semana, o tema da guarda do sábado foi pauta no site da Folha de S.Paulo, um dos jornais mais influentes de todo o país. Em resposta à pergunta de um dos leitores da coluna “Darwin e Deus”, que trata de assuntos relacionados ao evolucionismo, à ciência e à religião, o jornalista Reinaldo José Lopes explicou por que a maioria dos cristãos guarda o domingo em vez do sábado.

Citando Êxodo 20:8-11, Lopes admitiu que “de fato, a versão bíblica dos Dez Mandamentos se refere ao sábado, o último dia da semana, e não ao primeiro (que não se chamava “domingo” porque essa palavra significa originalmente “dia do Senhor”, e “Senhor” nesse contexto quer dizer Jesus, não Deus Pai)”.

Conforme ele escreveu, “o Antigo Testamento dá duas razões distintas para celebrar o sábado como dia especial: a conclusão da Criação pela mão divina (o “repouso” do próprio Deus) e a libertação dos israelitas escravizados no Egito (os israelitas que tinham escravos eram obrigados a deixar que eles descansassem no sábado justamente por causa disso, e o mesmo descanso era concedido até aos animais)”.

Por outro lado, o colunista explicou que a crença na ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana “fez com que, logo nos primeiros séculos do cristianismo, reuniões para rememorar a morte e ressurreição de Jesus acontecessem no domingo (em grego, ‘hé kyriaké hemera’, ou ‘o dia do Senhor’)”. “Não tardou para que alguns dos mais antigos teólogos cristãos argumentassem que a ressurreição marcava o ‘novo sábado’, já que correspondia tanto ao início de uma nova Criação — a do homem ressuscitado representado por Jesus — quanto o fim da maior das escravidões, a escravidão gerada pelo mal e pelo pecado”, acrescentou o jornalista.

No entanto, ele observou que nem todos os cristãos seguem essa tradição. “Os adventistas, por exemplo, advogam que ainda se deve guardar o sábado”, finalizou Reinaldo José Lopes.

Já foi pauta

A publicação a respeito do sábado no site da Folha de S.Paulo pega carona na recente discussão da mídia sobre o caso do goleiro Vítor, do Londrina Esporte Clube. Após ser batizado na Igreja Adventista no fim de dezembro do ano passado, o jogador decidiu que não iria treinar nem jogar entre o pôr do sol de sexta e o de sábado, conforme o mandamento bíblico. Sua decisão foi notícia nos principais sites, jornais e programas esportivos brasileiros.

Para saber +

Leia a entrevista exclusiva com o jogador: Em defesa da fé

SAIBA MAIS SOBRE OS ADVENTISTAS E A GUARDA DO SÁBADO

DANIELA FERNANDES é estudante de Jornalismo no Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP)

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.