Voluntariado entre os “hermanos”

2 minutos de leitura
Brasileiros realizam ações sociais em pequenas cidades e vilarejos da Patagônia argentina

Projeto-do-Centro-de-Voluntariado-do-Unasp-na-Patagônia-Argentina---foto-5

Ao contrário do que popularmente se espera dos brasileiros, o ano de 2016 começou muito antes do feriado de carnaval para um grupo de participantes do projeto Change Your World (Mude Seu Mundo). Onze voluntários de diferentes Estados partiram para uma jornada de dez dias na Patagônia argentina com o objetivo de realizar ações comunitárias em pequenas cidades da região. Esta foi a primeira ação do ano organizada pelo Centro de Voluntariado Berndt Wolter, que é ligado ao Unasp, campus São Paulo.

A principal atividade realizada pelo grupo foi a Feira de Saúde para adultos e a versão “kids” com atividades lúdicas para mais de 200 crianças de escolas públicas durante um programa de férias oferecido por uma prefeitura local. Entre os brasileiros, cinco ciclistas pedalaram entre as vilas convidando as pessoas para participar da ação. Em dez dias, sete feiras itinerantes foram realizadas, oferecendo orientações básicas e importantes à população, com base nos chamados “oito remédios naturais”, entre eles, as atividades físicas, a alimentação saudável e a confiança em Deus, além do teste de glicemia e aferição de pressão, peso e altura para avaliar as condições básicas de saúde dos participantes.

VEJA IMAGENS DAS AÇÕES SOCIAIS

Um professor, um bancário, um psicólogo e também um tecnólogo em radiologia fizeram parte do grupo. A disposição em ajudar e compartilhar um pouco de conhecimento e amor ao próximo foi o que moveu esses voluntários de diferentes áreas. Ao participar do projeto, o tecnólogo William Figueiredo chegou à conclusão de que esta foi uma experiência única e todas as pessoas deveriam experimentá-la pelo menos uma vez na vida. “É recompensador estar inserido em uma cultura diferente e fazer a diferença na vida das pessoas mesmo que por um curto período. Pessoas que necessitam de uma mão estendida, que necessitam da palavra de Deus”, conclui.

Próximas ações

No mês de julho, o Unasp irá promover outros dez projetos no Brasil e no exterior. Ainda há vagas para profissionais e jovens universitários que desejarem fazer parte desse movimento de transformação, que tem levado mudança ao mundo daqueles que participam e recebem ajuda. Não é preciso ser aluno ou servidor da instituição para fazer parte da iniciativa. Para mais informações, acesse a página do centro de voluntariado no Facebook.

ANA PAULA RAMOS é assessora de comunicação do Unasp, campus São Paulo

LEIA TAMBÉM

Novo centro de voluntariado

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.