Voluntariado no currículo

2 minutos de leitura
Em parceria com universidade adventista norte-americana, Unasp oferece capacitação para quem deseja liderar projetos sociais no Brasil e no exterior
Murilo Pereira
Depois de formar a primeira turma, o Unasp, campus São Paulo, pretende abrir novas vagas para o curso de Liderança em Projetos Sociais. Foto: Murilo Pereira

Uma pesquisa realizada há cerca de três anos com mais de 2 mil brasileiros de 135 municípios mostrou que 16,4 milhões de pessoas realizavam algum tipo de atividade para ajudar o próximo sem receber nada em troca. Por outro lado, o levantamento do Instituto Datafolha e da Fundação Itaú Social revelou que a maior parte da população (72%) ainda não havia se envolvido nesse tipo de iniciativa.

Como outros estudos também já mostraram, falta motivação, mas também informação quando o assunto é o engajamento em atividades e programas solidários. Especialmente entre as novas gerações, muitos querem ser voluntários, mas não sabem por onde começar.

Pensando em atender ao público universitário e os membros da igreja que desejam se envolver nessa causa, o Centro de Voluntariado Berndt Wolter e a Diretoria de Desenvolvimento Espiritual do Unasp, campus São Paulo, passaram a oferecer o curso de Liderança em Projetos Sociais. Além de capacitar jovens para liderar projetos de voluntariado de curto e longo prazos, o curso oferece competências para atuação em diversos contextos sociais e culturais. A grade curricular inclui abordagens sobre liderança de voluntários e liderança transcultural, planejamento estratégico e gerenciamento de projetos, noções de gestão financeira e de marketing social, bem como de recrutamento e seleção de pessoas.

“Os professores nos ajudaram a entender como organizar e liderar projetos não somente no Brasil, mas em outras culturas”, resume Euáleff Bruno, aluno dos cursos de Administração e Teologia do Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP), que fez parte da primeira turma e pretende ser missionário além-mar.

Com carga horária de 108 horas, sendo 48 de aulas presenciais e 60 de atividades práticas, o programa é realizado no período de março a setembro. Para facilitar, as aulas acontecem em alguns fins de semana durante esses sete meses.

Beatriz Souza também esteve entre os 19 que se formaram no início de novembro. Para completar as atividades práticas exigidas, no período das férias escolares a estudante do curso de Pedagogia foi para Vila Velha (ES), onde participou do projeto Change Your World (Mude Seu Mundo), programa de voluntariado oferecido pela própria instituição. “No curso, tive uma compreensão mais ampla de liderança. Líder é aquele que serve. Por isso, não quero ser apenas uma professora, mas desejo usar minha profissão para servir a Deus”, afirma Beatriz, que em julho do próximo ano irá liderar um projeto social no Rio de Janeiro.

Resultado de uma parceria com a Universidade Andrews (EUA), o curso de extensão nasceu com o propósito de ser um programa permanente de capacitação de novos líderes, conforme explica o pastor Antônio Braga, diretor de desenvolvimento espiritual no campus. Derson Lopes, coordenador do Programa de Liderança em Projetos Sociais, acrescenta que o objetivo é preparar pessoas para servir como agentes transformadores da sociedade, impactando o mundo de maneira positiva, sistemática e consistente.

A instituição prevê a abertura de uma nova turma em março de 2018 (inscrições pelo e-mail voluntariado.sp@unasp.edu.br). “Para o próximo ano, queremos aperfeiçoar a grade curricular, aumentar a carga horária do curso e contar com novos professores e experiências práticas”, Lopes antecipa. Além disso, o plano é encerrar o curso com um grande evento de liderança e a presença de renomados palestrantes internacionais, o que enriquecerá ainda mais o currículo dos estudantes.

MURILO PEREIRA é assessor de comunicação do Unasp, campus São Paulo

(Texto publicado originalmente na edição de dezembro de 2017 da Revista Adventista)

Última atualização em 20 de dezembro de 2017 por Márcio Tonetti.