Fórum discute possibilidades e desafios no uso das tecnologias para o evangelismo

2 minutos de leitura
Mais de duas mil pessoas participaram do Global Adventist Internet Network (GAiN) no primeiro dia de evento  
Foto: Reprodução ANN
Atrair num mundo que é conhecido por distrair é um dos grandes desafios para a igreja na chamada Era Digital. Assunto vem sendo discutido no GAiN 2015. Foto: Reprodução ANN
Mais de duas mil pessoas acompanharam o primeiro dia do GAiN (Global Adventist Internet Network), que começou nesta quarta-feira, 11 de fevereiro. Foi a maior presença registrada na história do evento. É que, neste ano, a conferência internacional de comunicação e tecnologia, organizada pela sede mundial da Igreja Adventista, acontece online – e não presencialmente, como foi o caso das edições anteriores. Na abertura do evento, cujo tema em 2015 é Conectar, Colaborar, Mudar”, Nancy Lamoreaux, diretora do departamento de Informação do escritório geral da organização, localizado nos Estados Unidos, levantou questões que devem ser discutidas nos próximos dias por vários especialistas sobre como a igreja pretende continuar usando a tecnologia na pregação do evangelho, bem como suas possibilidades e limitações.

“Imaginem as possibilidades”, disse ela, se referindo ao fato de que dentro de um período de aproximadamente cinco anos é provável que haja mais de 50 bilhões de dispositivos conectados à internet no planeta. E isso não é novidade, pois em vários países, a exemplo do Brasil, já se registra um número muito maior de telefones móveis do que de habitantes, segundo o IBGE. Situação que também já pode ser divisada em países como o Quênia, segundo enfatizou Ron Vyhmeister, da Universidade Adventista da África, um dos participantes de um painel realizado após a palestra de Lamoreaux.

Além disso, os avanços tecnológicos que poderão ser vistos num futuro não tão distante assim devem popularizar recursos que vão desde carregadores sem fio até impressoras 3D.

Para Nancy Lamoreaux, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) consistem em “um tremendo presente da tecnologia, com a capacidade de conectar globalmente de uma forma que ainda estamos descobrindo”.

No entanto, ela também entende que o grande desafio é encontrar formas de se conectar com a tecnologia sem se desconectar com as pessoas. Citando o exemplo bíblico do diálogo entre Cristo e a mulher samaritana, ela considerou que o contato pessoal continua sendo imprescindível para o discipulado.

Como participar

Qualquer pessoa pode se inscrever e acompanhar gratuitamente as palestras e discussões ao vivo, inclusive com tradução simultânea para o português, francês e espanhol. Basta se cadastrar por meio do site oficial do evento. É possível, inclusive, enviar perguntas que poderão ser respondidas pelos convidados. A programação acontece até o próximo domingo, dia 15. [Da redação / Com informações de Ansel Oliver/ANN]

VEJA OS HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO

Instagrapp - UI Retina Kit for iPhone 5

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.