Junho de 2015

6 minutos de leitura

GENTE

Bodas de diamante (60 anos)

gente-arlindo-ester-credito-Marla_Moraes_L_dtkeDo pastor Arlindo Eurico Ebinger e da enfermeira Ester Wolff. São Paulo foi a cidade que uniu esse pernambucano a essa gaúcha. Da união do casal, nasceram quatro filhos, dez netos e duas bisnetas. A celebração ocorreu numa cerimônia familiar, no dia 29 de março, em Artur Nogueira (SP). O culto foi dirigido pelo pastor João Wolff, irmão de Ester. Segundo o casal, o segredo para a vida a dois é colocar Deus em primeiro lugar, o que eles fazem diariamente no culto familiar.

zeferino_copyDo pastor Zeferino Stabenow e Orlanda Bellezi, em março. O casal trabalhou 51 anos para a Igreja Adventista, incluindo a direção de dois internatos: Ipae e Iaene. Nas últimas duas décadas, eles têm se dedicado a coordenar atividades para os ministros aposentados vinculados à sede paulista da igreja. O casal tem dois filhos e cinco netos.

 

Toque de amor

CASAMENTO_Bruno-advogado-cego-creditos-Deivison_Pedr__-1O advogado Bruno Duarte Mello, que perdeu a visão aos 6 anos de idade por causa de um glaucoma, descobriu o mundo e o amor por Juliana através das mãos. Eles se casaram no dia 26 de abril, em Campo Grande (MS), numa cerimônia adaptada. Até o vestido da noiva foi descrito por um amigo. Bruno rejeita o estigma de coitado dado aos cegos, porque aos 21 anos se tornou o deficiente visual mais jovem do Brasil a passar na OAB. Hoje ele participa de uma comissão na entidade que defende a acessibilidade.

Milagre no Everest

gente-ernesto-nepalPor causa do terremoto de 7,8 graus na escala Richter que assolou o Nepal, no dia 25 de abril, uma avalanche passou a 50 metros de Ernesto Olivares Miranda, de 52 anos. O adventista chileno estava numa base de acampamento a 5,3 mil metros de altitude quando o tremor sacudiu a montanha mais alta do mundo. “Nesse momento, roguei a Deus que me permitisse abraçar uma vez mais minha família e lembrei- me da promessa do Salmo 91”, conta o alpinista, que se atirou no gelo para preservar a vida. Vinte pessoas morreram na avalanche e 8 mil no terremoto.

Mala diplomática

gente-diane-credito-victor-trivelato_(52)Diane da Silva Macedo é oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e já enviou 450 exemplares de livros missionários para presos brasileiros que cumprem pena em outros países. Diane faz as doações do próprio bolso, via mala diplomática, e com o consentimento do Itamaraty.

 

Escritor prolífico

knightO historiador adventista George Knight, de 73 anos, foi reconhecido como um dos escritores mais produtivos desde Ellen White. Ele foi homenageado na Universidade Andrews (EUA), onde lecionou por muitos anos, no dia 21 de abril. Knight é autor de 37 livros, todos eles escritos à mão. Entre as obras dele estão Em Busca de Identidade, A Mensagem de 1888, A Visão Apocalíptica e a Neutralização do Adventismo e Para Não Esquecer (Meditações Diárias de 2015).

 

FATOS

Oferta para a Mongólia

fatos-mongolia_(1)Sua oferta da Escola Sabatina do sábado 27 de junho vai ajudar a construir uma escola na capital mais gelada do mundo: Ulan Bator, na Mongólia. Esse é o apelo de missionários brasileiros que estão trabalhando por lá (veja o vídeo aqui). O país tem quase 3 milhões de habitantes, mas apenas cerca de 2 mil adventistas. A igreja está presente na Mongólia há 24 anos e tem na formação de líderes nativos seu grande desafio.

Reconciliação na Hungria

datas-hungria-credito-divisao-trans-europeiaO dia 23 de abril foi uma data histórica para a Igreja Adventista na Hungria que, depois de 40 anos, assinou um documento de reconciliação com um grupo independente de adventistas. A igreja reconheceu alguns equívocos na remoção do grupo divergente em 1975. O ponto em discussão foi a colaboração da denominação com o Conselho de Igrejas Livres, um organismo que representava interesses comuns de igrejas minoritárias no país e que mais tarde favoreceu o estado comunista. Hoje, a igreja tem 4.629 membros na Hungria e o grupo Kerak cerca de 1.800.

Sem tomar partido

Igreja-Adventista-nos-EUA-publica-declaracao-sobre-a-pre-candidatura-de-Ben-CarsonNo dia 4 de maio, o neurocirurgião adventista Ben Carson anunciou sua pré­-candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, em Detroit, onde nasceu e viveu sua infância pobre. Em nota, a sede norte-americana da igreja reforçou sua postura histórica de “não apoiar nem se opor a qualquer candidato a cargo eletivo”, mesmo quando se trata de um adventista. O documento ainda diz que nem o púlpito nem as publicações da igreja devem ser usados para fins partidários, sendo que o voto é uma decisão pessoal de cada membro.

Novos cursos universitários

fatos-publicidade-unasp-HTQuem sonha com um curso de publicidade e propaganda numa instituição adventista tem duas novas opções: o campus Hortolândia (SP) do Unasp e a Fadminas, em Lavras (MG). A primeira turma do Unasp já está tendo aulas no modelo agência-escola, com acesso aos estúdios de fotografia e áudio, além de um ambiente que estimula criatividade e trabalho em equipe. Em Lavras, as aulas começam em 2016 para duas turmas de 50 alunos. Será o quarto curso superior da instituição.

EVENTOS

No coração de São Paulo

eventos-base-genesis-credito-Marcio-Tonetti_(1)No marco zero da metrópole mais multiétnica do Brasil, a igreja inaugurou, no dia 9 de maio, um centro de influência para atender 16 etnias e tribos urbanas. A Base Gênesis, como é chamado o espaço que pretende ajudar imigrantes a ter um novo começo no país, foi inaugurada pelo pastor Ted Wilson, líder mundial dos adventistas. A ideia é que cursos de idiomas sejam oferecidos ali, conectando assim os estrangeiros com as igrejas étnicas da capital paulista. O projeto, coordenado pelo pastor Wallyson Santos, está funcionando no mesmo prédio, na Praça da Sé, em que uma livraria da CPB atende 25 mil pessoas por ano.

 

Educação na vitrine

eventos_CPBCerca de 2.500 pessoas passaram pelo estande da CPB Educacional na Educar 2015, a maior feira de educação da América Latina, realizada nos dias 20 a 23 de maio, em São Paulo. Além de expor materiais, a editora promoveu 15 oficinas, que receberam 450 inscritos. O evento tem fortalecido o contato da educação adventista com outras escolas que se interessam por um ensino baseado em valores e que desejam adquirir os materiais didáticos e paradidáticos usados pela rede adventista. A participação da CPB Educacional na feira acontece pelo terceiro ano. Nesta edição, o espaço recebeu gestores e coordenadoras pedagógicas das sedes administrativas adventistas de todo o Brasil, que também participaram do Congresso Nacional de Educadores Adventistas, promovido pela CPB nos dias 22 a 25 de maio.

NÚMEROS

numeros-painel-RA-junho-2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade teológica

fatos-sociedade-teol_gica

Para fomentar o estudo acadêmico da Bíblia e a produção de livros teológicos que apoiem a mensagem e a missão da igreja, cerca de 80 teólogos, professores e editores organizaram a Sociedade Adventista Sul-Americana de Teologia, nos dias 4 e 5 de maio, no Unasp, campus Engenheiro Coelho. A entidade, que ainda precisa definir seu estatuto e conselho diretivo, já está funcionando por meio de cinco grandes grupos de pesquisa. A ideia é que os primeiros estudos e livros sejam publicados em 2017.

Pelo direito de crer

eventos-liberdade-credito-tiago-virmes_(3)Foi a primeira vez que Manaus sediou um fórum e um festival de liberdade religiosa. No dia 21 de maio, a Assembleia Legislativa recebeu líderes religiosos, jornalistas e parlamentares para discutir a questão. No sábado, dia 23, cerca de 5 mil pessoas foram ao auditório Canaã celebrar a liberdade de crer e adorar. O Dr. John Graz (ao centro), secretário executivo da Associação Internacional de Liberdade Religiosa (IRLA, em inglês), entidade que organizou o evento, fez sua última viagem internacional antes de se aposentar em julho, depois de 20 anos à frente da organização. Segundo ele, nas últimas duas décadas aumentou o nível de intolerância religiosa no mundo, principalmente por causa do fortalecimento de grupos extremistas.

OLHAR DIGITAL

Bíblia +

bibliaMais prático, didático e com ilustrações modernas, o estudo bíblico Bíblia + é a novidade que deve colaborar no trabalho das 130 mil duplas missionárias que atuam na América do Sul. Apesar de manter 27 temas tradicionais, o curso vai além da metodologia de perguntas e respostas. Em breve, a versão impressa será complementada por recursos adicionais de um aplicativo.

 

Educação a distância

olhar-digital-usb-virtualAté 2020, todos os professores da rede educacional adventista do Sul do Brasil deverão ter passado por um programa de educação continuada no modelo a distância. Por meio de videoaulas semanais de 15 minutos, 2.150 profissionais de 73 unidades escolares estão se qualificando via internet sob a supervisão de um tutor. O curso foi planejado como resposta a uma pesquisa feita em 2014 com os educadores da região. Por isso, as primeiras 70 aulas enfatizam o ensino de leitura e interpretação de textos, além de matemática básica.

FRASES

gente-siqueira_(4)“O teólogo deve cuidar para não cair na tentação de se considerar maior do que o profeta.” Reinaldo Siqueira, reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, no simpósio teológico que debateu a vida e obra de Ellen White

frases-gilson-brito-credito-marcos-De-benedicto_(2)“Como disse alguém, se Jesus pregasse os nossos sermões, ele não teria sido crucificado.” Gilson Brito, orador do programa Além dos Fatos, da TV Novo Tempo, durante a Comissão Diretiva da Divisão Sul-Americana, em Brasília

PAULO_TEIXEIRA“A Igreja Adventista tem sido um estandarte na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo, ajudando para que o evangelho cubra o globo assim como a água cobre o mar.” Paulo Teixeira, secretário editorial da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em palestra realizada para os editores da CPB

Fontes: Andreia Raquel, Andrew McChesney (Adventist Review), ASN, Cárolyn Azo, Felipe Lemos, Francis Matos, Gustavo Cidral, Jéssica Guidolin, Márcio Tonetti, Suzaeny Lima e Willian Vieira

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.