Uma igreja para a maioria

3 minutos de leitura
No momento em que as estatísticas revelam um crescimento histórico do adventismo no continente sul-americano, o desafio é segurar as novas gerações
Uma-igreja-para-a-maioria-Bussola-RA-de-março-de-2016-creditos-da-imagem-lightstock
Os jovens representam 55% dos membros da igreja na América do Sul, 70% dos batismos e quase 68% das perdas. Os números mostram que somos fortes para atraí-los, mas fracos para mantê-los.

Há poucos dias, fechamos o relatório do movimento de membros na Divisão Sul-Americana referente a 2015. Temos um sólido sistema informatizado, com dados em tempo real, mas que depende da inclusão de informações por parte de igrejas e instituições. Por isso, trabalhamos intensamente para reunir todos esses dados e ter uma visão clara de nossos números. A expectativa foi grande, e o relatório final foi recebido com gratidão e oração. Tivemos o maior crescimento de nossa história, desde que começamos a registrar detalhadamente os dados de cada novo membro. Antes tínhamos apenas o número de batismos ou remoções. Hoje temos informações mais seguras e o registro de cada pessoa que se torna parte da família adventista.

Nossas estatísticas tinham um histórico semelhante aos dentes de um serrote, com índices positivos num ano e negativos no outro. A partir de 2013, pela graça de Deus, começamos a ter crescimento positivo regular. Foram 227.461 novos membros em 2013, 233.481 em 2014 e 253.869 em 2015. Sei que os números são frios e não mostram toda a realidade, mas nos dão uma visão panorâmica. Por trás deles há histórias de vidas transformadas, lutas para tomar uma decisão, fidelidade a toda prova e forte envolvimento de membros comprometidos com a missão. No entanto, aparece também uma nota de tristeza envolvendo aqueles que foram batizados e abandonaram a fé. Essa é uma forte preocupação dentro de nossa celebração.

Em nossa visão de discipulado, trabalhamos para envolver cada membro com a missão, diminuindo a proporção de membros para levar uma pessoa ao batismo. Em 2013 foram 9,49 adventistas para cada batismo, em 2014 o índice foi de 9,69 e em 2015 tivemos nossa melhor média: 9,17. Apesar de motivar cada membro a preparar uma pessoa para o batismo, nestes últimos dois anos (2014-2015), 9,4% de nossas igrejas e grupos (2.510) não levaram nenhuma pessoa ao batismo. Foram 730 dias com o batistério vazio. Precisamos do envolvimento pessoal, mas em alguns lugares o desafio é muito maior e envolve congregações inteiras.

Terminamos 2015 com 2.329.245 membros batizados e isso me motivou a fazer um cálculo de fé. O que aconteceria se cada adventista, durante um ano inteiro, preparasse uma pessoa para o batismo, com bastante tempo disponível, qualidade e profundidade? Sabe qual foi a impressionante conclusão? Em pouco menos de nove anos todos os habitantes dos oito países da Divisão Sul-Americana poderiam estar batizados e a missão concluída. Sei que essa é uma visão irreal para os homens, mas não para Deus. Mesmo que todos não sejam batizados, pelo menos conheceriam bem a mensagem e teriam a oportunidade de tomar uma decisão. Veja como é tão simples para Deus terminar a pregação do evangelho em nosso continente!

Entre esses dados, uma informação teve destaque: a realidade das novas gerações. Essa é uma das quatro prioridades da igreja em nosso território para o quinquênio, e o relatório estatístico de 2015 evidenciou que precisamos trabalhar mais para ter uma igreja em sintonia com a maioria. Por que maioria? Porque juvenis, adolescentes e jovens são a maioria de nossos membros, a maioria de nossos batismos e a maioria de nossas perdas. Em 2015, eles eram pouco mais de 55% dos membros, 70% dos batismos e quase 68% de nossas perdas.

Precisamos de uma igreja para a maioria. Isso não significa criar um conflito de gerações, mas uma integração mais evidente, em que os jovens se sintam parte da liderança, da liturgia e do planejamento, percebendo que a igreja se interessa em ouvi-los e atender suas necessidades. Tudo isso sem negociar princípios, baixar normas ou tornar superficial a fé. Em outras palavras, uma igreja que estabeleça uma comunicação mais forte com as novas gerações, sabendo modernizar sem mundanizar. [Créditos da imagem: Fotolia]

ERTON KÖHLER é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul

A versão digital completa da Revista Adventista de março já está disponível para assinantes. Para acessá-la, clique aqui.

VEJA TAMBÉM

?Se eu fosse jovem …

?Programa Revista Novo Tempo lança novo quadro com participação especial dos editores da Revista Adventista

ARTIGOS ANTERIORES

?Campo ou cidade?

?O último dia

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.