Eles foram a mensagem

2 minutos de leitura
Programa Global Youth Day leva centenas de milhares de jovens para testemunhar nas ruas de 132 países
Teresina (PI): 2 mil voluntários foram às ruas. A data marcou a maior mobilização de jovens da história da igreja na cidade. Foto: Franck Oliveira
Teresina (PI): 2 mil voluntários foram às ruas. A data marcou a maior mobilização de jovens da história da igreja na cidade. Foto: Franck Oliveira
O Dia Mundial do Jovem Adventista (Global Youth Day, em inglês) foi celebrado no sábado 21 de março com muitas atividades solidárias. A data foi lembrada com o que melhor define essa geração: ação e dinamismo. Em 132 países, incluindo alguns do Oriente Médio, os jovens adventistas saíram às ruas para doar sangue, levar comida a mendigos, abraçar desconhecidos e oferecer orientação sobre hábitos saudáveis. É a terceira vez que a iniciativa ocorre sob coordenação do ministério jovem da sede mundial adventista.

Para ficar mais empolgante, as inciativas mais interessantes desse movimento foram transmitidas pela web, ao vivo, durante 24 horas. O pontapé inicial foi dado nas Ilhas Fiji e seguiu por 19 países. No Brasil, as ações sul-americanas foram veiculadas das 17 às 19 horas (horário de Brasília).

A realidade dos jovens é muito diferente em cada região do planeta, mas o ânimo é grande. Em uma cidade da Alemanha, por exemplo, jovens vestidos como garçons serviram pessoas que vivem nas ruas. Em Monterrey, no México, voluntários se sentaram para comer pizza com mendigos. Em Paris, na França, crianças e jovens distribuíram doces e balões para a comunidade. Estima-se que centenas de milhares de pessoas participaram, 73% delas entre 13 e 34 anos. Na América do Sul, cerca de 100 mil adventistas foram mobilizados.

O programa para a web, gerado a partir da TV Novo Tempo, foi apresentado por Giannina Invernizzi, o pastor Areli Barbosa e Polliny Pacheco, encarregada de coordenar as interações nas redes sociais. Jovens convidados e músicos também participaram e relataram suas experiências com projetos como Vida por Vidas (incentivo à doação de sangue), Missão Calebe (evangelismo nas férias) e Um Ano em Missão. Na internet, toda a movimentação foi compartilhada por meio da hashtag #EuSouAMensagem.

MOVIMENTO NAS RUAS

A movimentação começou mais cedo para alguns capixabas da cidade de Serra, região metropolitana de Vitória. Um clube de jovens entregou lanches para pacientes e acompanhantes que eram atendidos numa unidade de saúde. Eles vestiram a camisa do projeto e levaram guloseimas para mais de cem pessoas.

No Paraguai, voluntários encararam o medo da agulha para doar sangue, gesto que foi repetido em várias partes do Brasil. Flash mobs sobre a Páscoa, dramatizações inesperadas feitas nas ruas, foram organizadas em alguns lugares do Peru. No Nordeste do Brasil, em Pernambuco, até um teste de solidariedade foi aplicado numa comunidade. Em Porto Alegre, por sua vez, os gaúchos acompanharam uma encenação sobre honestidade.

Dos milhares que participaram ao redor do mundo, 73% têm entre 13 e 34 anos

Em Teresina (PI), a data marcou a maior mobilização de jovens da história da igreja na capital. Dois mil voluntários atuaram numa grande feira de saúde na avenida Frei Serafim e distribuíram abraços, copos de água e livros missionários no centro da cidade. Alguns participaram de serenatas nos ônibus e outros doaram sangue no hemocentro local. Ao longo do ano, em sistema de rodízio, 1.700 bolsas de sangue devem ser doadas pelos adventistas.

“Eu penso que tudo isso mostra a força que os jovens têm quando estão envolvidos numa missão. Eles vivem o evangelho na prática e levam o amor de Jesus às pessoas em necessidade. O Dia Mundial do Jovem Adventista passou, mas esses jovens vão continuar a atuar nesses projetos durante o ano todo”, comenta o pastor Areli, líder dos jovens adventistas sul-americanos.

FELIPE LEMOS é assessor de comunicação da sede sul-americana da Igreja Adventista (com colaboração de Ayanne Karoline, Ariston Júnior, Bianca Lorini, Carolyn Azo, Danieli Maciel, Franck Oliveira, Lígia Pacheco e Sofia Galeano)

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.