Salvando gerações

2 minutos de leitura
Congresso online conecta 17 mil educadores e celebra 120 anos da rede educacional adventista na América do Sul
Batismo de aluna por influência de colega de sala e de professor reforçou uma das ênfases do congresso: o discipulado na escola. Foto: Liane Prestes
Batismo de aluna por influência de colega de sala e de professor reforçou uma das ênfases do congresso: o discipulado na escola. Foto: Liane Prestes

Com um começo simples na Argentina, a rede educacional adventista na América do Sul sempre buscou unir excelência acadêmica e preparo espiritual de seus alunos. Os 120 anos da rede foram celebrados durante o primeiro congresso online a conectar quase 17 mil educadores, gestores e funcionários de oito países sul-americanos. O programa foi transmitido a partir de Brasília, nos dias 24 e 25 de abril, e pensado para fortalecer o compromisso de cada um deles com os ideais de ensino da denominação.

TESTEMUNHOS

A professora Rosilene Carmo tem 40 anos de dedicação à rede. Em todo esse tempo, suas maiores conquistas foram aproximar de Cristo pais e alunos. “Não me casei para me dedicar a essa missão. Meu coração arde porque acredito nessa filosofia”, destacou. Depois de passar por várias funções, ela atua há 33 anos como coordenadora. E não pensa em parar tão cedo. “Enquanto tiver fôlego, e me deixarem continuar, estarei aqui.”

Outro testemunho que inspirou o grupo foi coroado pelo batismo de Isabelle Rodrigues, 15 anos, aluna do Colégio Adventista de Taguatinga (DF). Ela abraçou a mensagem adventista por influência de Sâmia Matos, uma colega da escola. Sâmia, por sua vez, foi evangelizada por seu professor de Educação Física, Marcos Santos, que resolveu usar parte dos treinos do contraturno para estudar a Bíblia com uma das equipes esportivas do colégio. Na tarde do dia 25, todos entraram no tanque batismal para apoiar a decisão de Isabelle.

Em oito países, o sistema adventista é formado por 870 unidades, 304 mil alunos e 20 mil professores

O testemunho reforçou uma das ênfases do encontro: o papel do professor como mentor espiritual dos alunos. “A educação é uma forma de discipulado. E foi essa filosofia que construiu esses 120 anos da rede. Não estamos celebrando apenas um recorte da história, mas a missão que temos, e projetando pontes para o futuro”, resumiu o professor Edgard Luz, coordenador da rede em nível sul-americano.

INTERATIVIDADE

Por ser online, o programa contou com a participação direta dos congressistas. Eles foram estimulados a publicar fotos nas redes sociais, por meio da hashtag #EA120, dos locais em que estavam concentrados. O grupo até acompanhou ao vivo a reinauguração do Colégio Adventista de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Outro gesto que mostrou a unidade e força dos educadores foi a resposta ao apelo de construção de uma escola na Mongólia. No fim do dia, veio o resultado: foram arrecadados 59 mil dólares, com um apoio especial de uma das sedes administrativas da igreja.

DESAFIOS

“Temos uma teoria sólida com mais de 2 mil anos de idade. Sabemos exatamente o que queremos, com base na Bíblia e nos escritos de Ellen White, para preparar o jovem para o futuro profissional, mas também para ser cidadão do Céu”, destacou o pastor Adolfo Suárez, secretário acadêmico da Faculdade Adventista de Teologia do Unasp, e que tem dedicado todo seu ministério à educação.

O doutor Luis Schulz, diretor associado do departamento de educação da sede adventista mundial, destacou alguns desafios da rede, como o preparo de professores alinhados com a filosofia adventista e o resgate da credibilidade junto a uma parcela das famílias da igreja. O jornalista Michelson Borges, da editora CPB, complementou o assunto ao destacar outro ponto: o ensino do criacionismo. De acordo com ele, apesar de gerar um debate extenso, esse assunto faz parte da identidade adventista e precisa ser discutido com uma visão crítica na sala de aula, ao lado de outras teorias, para fortalecer as bases bíblicas e científicas que evidenciam o tema.

JEFFERSON PARADELLO é assessor de comunicação da sede sul-americana da Igreja Adventista

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.