Apoio dos “anjos”

3 minutos de leitura
Como um grupo de empresários têm auxiliado jovens universitários    
Leandro Oliveira
Joel, dono de um pequeno mercado no entorno do Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP), já distribuiu mais de 5 mil vales cestas básicas a famílias de teologandos, o que equivale a 750 mil reais em doações. Foto: Augustina Redondo

Provavelmente você já tenha ouvido falar dos “Anjos da Esperança”. Ou, quem sabe, talvez até seja um deles. São pessoas que, em muitos casos, têm feito sacrifício para manter, por meio de doações, a Rede Novo Tempo de Comunicação.

Ao longo dos anos, a ideia também foi adaptada para outros contextos, inclusive o educacional. A seguir, você vai conhecer duas iniciativas que nasceram com o propósito de ajudar jovens que têm dificuldades para manter a família e os estudos enquanto buscam obter o diploma universitário.

O olhar sério é facilmente transformado em sorriso quando o assunto são os alunos do seminário de Teologia do Unasp, campus Engenheiro Coelho. Natural de Santa Rita d’Oeste (SP), Joel Querubim de Barros, de 60 anos, é empresário. Casado há 34 anos com Raquel, também empresária, o casal tem dois filhos graduados em Engenharia Agronômica. Sua história de superação ajudou a desenvolver um projeto de assistência que vem auxiliando jovens vocacionados ao ministério pastoral.

A história de sucesso de Joel foi construída com princípios e muita dedicação. Ainda na infância, ele prestava serviço de engraxate no município de Urânia (SP), onde viveu até a adolescência. “Tive uma infância extremamente pobre, fui para a roça com 6 anos de idade, engraxei sapato na rua por muitos anos. Mas eu tinha o propósito de estudar e me sacrifiquei para completar meus estudos”, o empresário relembra.

“Sempre fui motivado e determinado para o trabalho e para os estudos. Acredito que a educação é fundamental para mudar a história das pessoas e da nossa sociedade. A educação é tudo e vale a pena o sacrifício para adquirir conhecimento”, afirma Barros.

Sempre atento às oportunidades da vida, Joel entendeu que Deus tinha planos maiores com o surgimento da possibilidade de administrar uma mercearia no entorno do Unasp, há 20 anos. Os desafios do início do empreendimento não foram fatores limitadores. Ele e sua família tomaram a ousada decisão de beneficiar jovens que tinham escolhido dedicar a vida ao ministério de pregação do evangelho.

Mensalmente, o empresário oferece 35 vales para compras no valor de 150 reais. Ao longo dos anos, o montante já ultrapassa 5 mil vales, o equivalente a 750 mil reais em doações. “Desde sempre eu tenho esse propósito de ajudar alunos do curso de Teologia. Prefiro dar em vale compra para oferecer a liberdade de escolha dos produtos”, explica.

Números que, comparados ao tamanho do empreendimento, surpreende até o doador. “Quem olha para o tamanho deste estabelecimento não acredita que consiga absorver essa doação que realizamos. Acreditamos que Deus está no comando, nos oferecendo a oportunidade de ajudar estudantes”, relata Joel. A certeza de que Deus cuida dos seus empreendimentos faz com que Joel Barros sonhe em ampliar, em breve, para 50 vales de compras, que serão somados a outras doações para projetos específicos da Igreja Adventista. “Além dos vales, temos uma doação mensal de um percentual dos lucros da empresa, adicional aos nossos compromissos de dízimos e pactos”, conta.

ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIA

Outra iniciativa é a chamada Associação Poder, cujo lema é “mudando uma vida, podemos mudar muitas”. O grupo formado por empresários tem a missão de oferecer suporte financeiro a estudantes universitários que estejam passando por dificuldades econômicas. As ações começaram em 2008 com o aporte financeiro para um aluno que concluiu a faculdade. A proximidade com o Unasp abriu a oportunidade para o grupo conhecer outras histórias de estudantes que enfrentavam dificuldades com a quitação de mensalidades.

Liderados pelo empresário Peter Goldschmidt, presidente da Associação Poder, as histórias de pessoas beneficiadas multiplicam-se e geram números significativos. Nos últimos 11 anos, mais de 400 alunos do seminário receberam a contribuição. “A gente intervém com uma parte da mensalidade, por um período de seis meses, para universitários que, por algum motivo, estejam enfrentando dificuldades financeiras”, relata. Somados os valores, as cifras já ultrapassam o montante de meio milhão de reais em doações. “Esses valores são exclusivos para pagamento de mensalidade. Por isso, a Associação faz os depósitos diretamente na conta do centro universitário”, explica.

Entre os beneficiados, a gratidão surge espontaneamente. “Agradeço pelo que a Associação Poder fez por mim, pois foi com esse auxílio que quitei minhas mensalidades por um período no Unasp. Atualmente sou pastor e cuido de seis igrejas”, relata um deles, que se graduou em 2011, mas prefere não ser identificado.

LEANDRO OLIVEIRA é jornalista e atua como professor no curso de Comunicação do Unasp, campus Engenheiro Coelho (SP)

Última atualização em 17 de janeiro de 2020 por Márcio Tonetti.