Cresce interesse do brasileiro por literatura religiosa

1 minuto de leitura
Coordenadora de pesquisa desenvolvida em âmbito nacional analisa o fenômeno e afirma que ele pede estudo mais abrangente

Retratos da Leitura no Brasil 2015

O crescente interesse por livros religiosos no país foi um dos fatores que chamaram a atenção dos responsáveis pela 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Os novos dados divulgados pelo Instituto Pró-Livro na última quarta-feira, 18 de maio, mostram, por exemplo, que vários dos autores e obras mais citados pelos entrevistados têm ligação com religião ou temáticas de cunho espiritual. A lista inclui a escritora norte-americana Ellen G. White (para saber mais, leia: No ranking dos livros e autores mais lidos).

“Esse é um dado muito importante da pesquisa e está em elevação. Se compararmos a edição de 2015 com os levantamentos anteriores, a Bíblia está sendo muito mais citada e os livros religiosos, também. Isso pode ser percebido em todas as faixas etárias, inclusive entre crianças”, afirma Zoara Failla, coordenadora da pesquisa.

De acordo com a socióloga, esse cenário tem despertado o interesse por novos estudos que busquem entender mais profundamente aspectos como a relação entre o crescimento evangélico e a leitura no Brasil. “Gostaríamos de aprofundar esse estudo porque é um fenômeno importante que revela, ainda como hipótese, a elevação de evangélicos e de adeptos de outras religiões”, afirma.

Tais indicadores levaram o Instituto Pró-Livro a incorporar novos dados ao levantamento, a exemplo da identificação da religião dos entrevistados. Nesta entrevista concedida ao portal da Revista Adventista, a coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil analisa o fenômeno e também explica qual foi a relação apontada pela pesquisa entre o gosto pela leitura de publicações de caráter religioso e o nível de escolaridade. [Márcio Tonetti, equipe RA]

OUÇA A ENTREVISTA

LEIA TAMBÉM

https://www.revistaadventista.com.br/blog/2016/05/23/o-livro-dos-livros/

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.