Nem só de pão

1 minuto de leitura
Edição de fevereiro da Revista Adventista explica o conceito bíblico do jejum

No mês em que a igreja na América do Sul será incentivada a participar dos 10 Dias de Oração e 10 Horas de Jejum, programa que se estenderá do dia 9 a 18 de fevereiro, a Revista Adventista traz matéria de capa que explica o conceito bíblico do jejum.

Jejuar se tornou um modismo entre alguns segmentos da sociedade, conforme lembra o pastor Marcos De Benedicto, editor-chefe do periódico, no editorial. Segundo ele, as pessoas costumam ficar sem comer para perder peso, eliminar toxinas, baixar o colesterol, melhorar o sistema imunológico ou até mesmo para protestar. “Mas, comparado ao passado, o número dos que jejuam por motivo religioso ainda não é tão grande. Somente nos últimos anos o jejum começou a recuperar um pouco do prestígio que já teve”, observa.

No artigo de capa intitulado “Nem só de pão”, os autores Joseph Kidder, doutor em Ministério e professor da Universidade Andrews (EUA), e Kristy Hodson, que cursa mestrado em Divindade na mesma instituição, defendem que os benefícios do jejum, que vão além dos aspectos físicos e espirituais, precisam ser redescobertos e reivindicados pelos cristãos.

Kidder e Hodson também procuram desconstruir certas ideias equivocadas a respeito do assunto. Para eles, jejum não é coerção nem penitência. De acordo com os autores, não se trata de “uma espécie de fome espiritual que obriga o Senhor a fazer nossa vontade”. Porém, como eles lembram, há pessoas que jejuam como uma forma de punir o corpo por pecar ou para forçá-lo à submissão.

Além de explicar o conceito bíblico dessa prática imemorial, que tem uma longa e reverenciada tradição em muitas religiões, a edição traz dicas de como se preparar para o jejum, o que fazer durante esse período e por quanto tempo jejuar. [Equipe RA, da redação]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.