Nova geração para Cristo

2 minutos de leitura
Congresso GYC reúne milhares de jovens comprometidos com o chamado e a fidelidade
GYC 2016
Evento realizado nos EUA reuniu jovens adventistas de 56 países e de 40 dos 50 estados norte-americanos. Créditos da imagem: Seth Shaffer

A última edição do congresso GYC (Geração de Jovens para Cristo), um movimento iniciado pela juventude adventista em busca de uma espiritualidade mais sólida e um testemunho mais efetivo, foi realizada nos Estados Unidos entre os dias 30 de dezembro de 2015 e 3 de janeiro deste ano. Pessoas de diversas nacionalidades compareceram ao evento. Ao todo, foram 56 países participantes. A solenidade, denominada “Called, Chosen, Faithful” (Chamados, eleitos e fiéis), que durou cinco dias, foi inspirada no verso 14 do capítulo 17 do livro de Apocalipse, que diz: “Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Reis dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele”.

Com base nesse verso, a convenção propôs duas reflexões-chaves para os dias nos quais vivemos. A primeira é que estamos nos estágios finais do grande conflito entre as forças do bem e do mal. E a outra corrobora a vitória selada pelo Cordeiro, Jesus Cristo, para aqueles que o seguem. Em contraponto, resta àqueles que adoram o dragão uma derrota garantida.

A iniciativa visa disseminar o evangelho eterno de porta em porta através do compartilhamento de literatura religiosa. Sabe-se que essa difícil batalha desgasta o coração e a mente do ser humano. E as consequências de nossas ações são eternas. Por isso, o GYC instigou esta decisão: “Há quem irei seguir? Quem irei adorar?” Para responder a essas questões, os jovens, em espírito de oração, estudaram a Palavra de Deus e exploraram o que significa em nossos dias seguir o Cordeiro e ser chamado, eleito e fiel.

Natasha Nebblett, uma das líderes do movimento GYC, perguntou para a plateia durante a abertura: “Quem somos nós, afinal?” E ela mesma respondeu: “Somos jovens mobilizados em missão para levar a mensagem dos três anjos a todo o mundo nesta geração.” Natasha, porém, diz estar convencida de que os jovens ainda não têm o principal ingrediente – o amor – na medida certa para realizar o trabalho. Para tanto, o amor foi colocado em prática quando os participantes embarcaram em 43 ônibus com a finalidade de oferecer cursos bíblicos e sobre saúde, cantar em asilos e distribuir panfletos sobre séries evangélicas, entre outras ações.

O que deu base a esses jovens foram os momentos vividos no Centro Internacional de Convenções do Kentucky, em Louisville (EUA), palco de experiências espirituais que contaram com palestras e seminários. Assim, ações sociais foram desenvolvidas por jovens que representam distintas nações, mas com propósitos semelhantes. Entre os palestrantes estavam o pastor Mark Finley, Alistair Huong, Sebastien Braxton e outros, que exploraram inúmeras áreas, como questões apologéticas, lições práticas sobre finanças pessoais, estilo de vida saudável e três mensagens angélicas.

Créditos da imagem: Seth Shaffer
Homer Trecartin, presidente da igreja para o Oriente Médio e o Norte da África, foi um dos palestrantes do GYC. Créditos da imagem: Seth Shaffer

Homer Trecartin, presidente da Igreja Adventista para o Oriente Médio e o Norte da África, admoestou o público na sexta-feira, dia 1º, ressaltando que o caminho para o sucesso é a oração. “A oração é a vibração constante que vai derrubar os pilares do reino de Satanás”, disse ele.

Prova disso é que o movimento teve início timidamente em 2002, com universitários norte-americanos interessados no estudo da Bíblia. Eles oraram pelo propósito e hoje o congresso mobiliza a juventude de todos os cantos do mundo que busca um relacionamento mais íntimo com Deus e uma vida mais ativa em prol do seu serviço.

A edição deste ano foi considerada pelos organizadores a segunda maior de todos os tempos. Ao todo, 3.956 pessoas fizeram parte da convenção. O GYC que mais reuniu pessoas ocorreu em Houston em 2011, com 4.500 inscritos.

DANIELA FERNANDES é estudante de Jornalismo no Unasp, campus Engenheiro Coelho (Com informações de Seth Shaffer, da Adventist Review)

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.