Plano ousado

2 minutos de leitura

Igreja busca encontrar maneiras de engajar cada adventista no evangelismo

Reach-the-world-1
Nos próximos cinco anos, igreja espera fortalecer presença do adventismo tanto em regiões como a chamada Janela 10/40 quanto nas grandes áreas urbanas.

Envolver cada um dos 18,5 milhões de adventistas na missão é uma das metas da liderança mundial adventista para os próximos cinco anos. Diante desse enorme desafio, a sede da denominação lançou um novo plano estratégico, denominado “Reach the World” (Alcançar o Mundo). A ideia é encontrar maneiras de cada adventista fazer a sua parte na tarefa de pregar o evangelho.

O “Reach the World” foi embasado nos resultados de dois anos de uma pesquisa com mais de 41 mil membros atuais e ex-membros da denominação, que considerou suas crenças, atitudes, experiências na igreja, e práticas na vida espiritual.

O plano estratégico, que é tema da reportagem de capa da edição de outubro da Adventist World, foi oficialmente apresentado neste mês aos líderes mundiais da organização durante o Concílio Anual, realizado nos Estados Unidos. O plano desafia tanto os diretores de departamentos da Associação Geral quanto os líderes das Divisões ao redor do mundo “a criar programas que aprofundem o relacionamento dos membros da igreja com Deus, e ofereça a eles maneiras de evangelizar”.

Conforme mencionado na publicação, entre as iniciativas que devem receber atenção especial no próximo quinquênio estão projetos como o “777”, que incentiva os fiéis a orar às 7h e às 19h, sete dias por semana, e “Crede em Seus Profetas”, um plano diário de leitura da Bíblia e de textos de Ellen White. Além desses, os programas “Missão Para as Grandes Cidades”, “Ministério de Saúde Abrangente” e “Reavivamento e Reforma” também estarão no centro das atenções.

Os objetivos principais do “Reach the World” se resumem em três categorias: (1) “Alcançar a Deus”, (2) “Alcançar a igreja com Deus” e (3) “Alcançar os outros com Deus” (Veja no quadro abaixo a lista de objetivos específicos em cada uma dessas áreas). Em outras palavras, a igreja mundial ajustará o foco visando a fortalecer em sua membresia a comunhão, o relacionamento e a missão.

info-projeto-Reach-the-World-2

A partir dessa visão, serão priorizados projetos que promovam a maturidade espiritual dos membros por meio da leitura da Bíblia, de estudos doutrinários e dos livros de Ellen White, bem como iniciativas voltadas para melhorar a unidade, o senso de comunidade e de missão dos fiéis.

Além de criar novos projetos, cada Divisão deve fortalecer programas que já existem e estão contribuindo para isso. No contexto sul-americano, por exemplo, o projeto “Crede em Seus Profetas”, que sucedeu o “Reavivados Por Sua Palavra”, irá continuar sendo uma das formas de incentivo para o reavivamento espiritual. “A única maneira de ser renovado é ter um tempo pessoal com Deus no melhor horário do dia, quando a mente está aberta para ler, compreender e estar perto de Deus”, afirma o pastor Erton Köhler, presidente da organização para oito países sul-americanos.

A proposta da Associação Geral é que cada Divisão ao redor do mundo adapte o plano estratégico “Reach the World” para a realidade local. [Equipe RA, da redação / Com informações de Andrew McChesney/Adventist World]

Leia a reportagem completa na Adventist World

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.