Didáticos produzidos pela CPB são expostos na maior feira de educação da América Latina

4 minutos de leitura

Editora participou pelo terceiro ano da Educar, realizada em São Paulo. Estande recebeu cerca de 2.500 pessoas ao longo de três dias

CPB na Educar-18
Estima-se que mais 2.500 visitantes tenham passado pelo estande da Casa Publicadora Brasileira. Foto: Márcio Tonetti

Os materiais didáticos produzidos pela Casa Publicadora Brasileira estiveram na vitrine da maior feira de educação da América Latina. Ponto de encontro de educadores, gestores, empresas, editoras e outros segmentos do ramo educacional, o evento reuniu mais de 250 expositores e 15 mil visitantes de várias partes do país entre os dias 20 e 23 de maio, no Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Responsável pela produção de 330 títulos que atendem os 207 mil alunos da rede adventista no Brasil, a editora se tornou uma referência no mercado de didáticos e paradidáticos. “São poucas as instituições de ensino que possuem uma editora como nós”, observa Edgard Luz, diretor da rede educacional adventista na América do Sul.

A participação da CPB na feira já acontece pelo terceiro ano. Nesta edição, o estande montado no centro de exposições também recebeu departamentais de educação e coordenadoras pedagógicas de Uniões, Associações e Missões de todo o país. Durante os três dias de evento, estima-se que pelo menos 2.500 pessoas tenham visitado o espaço da CPB Educacional.

CPB na Educar-2_1
Sueli Oliveira, editora da revista Nosso Amiguinho e autora de paradidáticos da CPB, foi uma das capacitadoras nas oficinas. Foto: Márcio Tonetti

Além de expor materiais, a editora realizou 15 oficinas para gestores educacionais e professores. As aulas, ministradas por autores dos livros didáticos e paradidáticos, receberam 450 inscritos.

Sueli Oliveira foi uma das palestrantes. Autora de paradidáticos voltados para a Educação Infantil e o Fundamental 1, ela mostrou como os sons podem auxiliar o professor a contar histórias. “A palavra, em si, comunica. Mas, acompanhada de outros sons, ela ganha uma riqueza maior, ajudando a criança a gravar conceitos de forma mais significativa”, explica.

Sueli também é editora de um dos materiais que têm atraído o maior número de pessoas ao estande nesses três anos: a revista da Turma do Nosso Amiguinho. O periódico, lançado em 1953, vem sendo usado como material de apoio na Educação Infantil da rede adventista e também no contexto de outras escolas ao redor do Brasil. “Nos surpreendemos como o fato de que muitos desses educadores nos procuram porque foram leitores da revista durante a infância ou porque assinaram para seus filhos durante muito tempo”, observa Alexander Dutra, gerente de Didáticos da CPB.

CPB na Educar-20
Depois de quase 30 anos, educadora reencontra periódico que fez parte de sua infância. Foto: Márcio Tonetti

A pedagoga Ana Paula Rosa teve a oportunidade de se reencontrar com o periódico após quase três décadas. “Eu passei pelo estande e a revista me chamou a atenção porque era o periódico que meus pais assinavam quando tinha aproximadamente 8 anos de idade. Era um periódico que apreciávamos muito por conta das atividades, do conteúdo e dos valores que transmitia. Estou emocionada ao relembrar algo que fez parte da minha infância”, relata a educadora.

Novidades

Quem veio para a Educar 2015 em busca de soluções tecnológicas também encontrou novidades no estande da CPB Educacional. Além da versão digital de livros didáticos, a editora apresentou ao público um sistema de simulado que possibilita diagnósticos online. A ferramenta vem sendo implantada na rede adventista neste ano com o objetivo de preparar os alunos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O sistema fornece dados estatísticos mostrando pontos fortes e fracos do aluno e propondo soluções para sanar as dificuldades do estudante.

CPB na Educar-4
CPB Educacional vem unindo o impresso com o digital para ampliar as possibilidades de aprendizagem. Foto: Márcio Tonetti

Outra novidade apresentada ao público foi o projeto de uma plataforma de jogos interativos que está sendo desenvolvida para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

Em busca de valores

Enquanto alguns vieram em busca de soluções digitais e interativas, outros, no entanto, visitaram o espaço da CPB Educacional à procura de referenciais cristãos. “O fato de oferecermos uma educação baseada na filosofia cristã tem sido um dos principais motivos que têm atraído as pessoas para o nosso estande. Nas últimas edições da feira Educar nós tivemos várias escolas, inclusive católicas e outras não confessionais, buscando material para o ensino religioso”, conta Alexander Dutra.

Como reflexo dessa demanda, tem crescido o número de escolas externas que estão utilizando esses livros. “Os didáticos de ensino religioso são os que mais chamam a atenção dessas escolas porque hoje nós somos a única editora cristã que tem esse conteúdo para todos os níveis de ensino, desde o Infantil até o Ensino Médio. Ademais, quando algumas dessas escolas percebem que os livros das demais disciplinas são orientados pela mesma filosofia, elas passam a adotá-los para todas as séries”, acrescenta Delma.

Reformulações

Para o ano que vem, serão lançados novos fascículos de ensino religioso para o Ensino Médio, segundo informa Doris Lima, coordenadora pedagógica de materiais didáticos para esse segmento. Um dos diferenciais, segundo ela, é que o material vai estimular mais o aluno a pesquisar na Bíblia, atendendo a um pedido da rede adventista. “Os professores perceberam que os alunos gostam de recorrer à Bíblia. Por isso, nesse novo formato, 80 por cento das atividades exigem que o aluno pesquise respostas nas Escrituras. No formato anterior, apenas 5 por cento das questões exigiam que o estudante recorresse à Bíblia. A maioria exigia apenas interpretação de texto a partir do conceito apresentado. Essa mudança vem para reforçar a nossa identidade”, explica. [Reportagem e fotos: Márcio Tonetti, equipe RA]

VEJA OUTRAS IMAGENS DO EVENTO

OUÇA TAMBÉM A ENTREVISTA

 

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.