Sociedade teológica criada na América do Sul irá fomentar pesquisas e a publicação de livros

1 minuto de leitura
Iniciativa conta com a participação teólogos, professores de seminários, docentes da área de Ensino Religioso e pastores que atuam em editoras adventistas

Sociedade-teologica

Teólogos, professores de seminários, docentes da área de Ensino Religioso e pastores que atuam em editoras adventistas participaram da criação da Sociedade Sul-Americana de Teologia, durante um encontro realizado no Unasp, campus Engenheiro Coelho, nos dias 4 e 5 de maio. A exemplo da Adventist Theological Society (ATS), estabelecida nos Estados Unidos em 1988, a iniciativa sul-americana nasce com o propósito de promover estudos bíblicos, teológicos e históricos de apoio à mensagem e missão da igreja.

Conforme explica o reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, doutor Reinaldo Siqueira, embora a nova sociedade deva trabalhar em sistema de cooperação com a norte-americana, ela atuará de modo independente.

A iniciativa, encabeçada pelo SALT, surgiu como resposta a um pedido feito pelos participantes do 10º Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, que aconteceu no Chile em 2013.

“Desejamos que esse grupo tenha a oportunidade de desenvolver trabalhos conjuntos em diferentes áreas da Teologia, a fim de servir melhor a igreja e a sociedade com suas pesquisas e com seu ministério”, afirma Siqueira.

Para Eduardo Rueda, um dos editores da Casa Publicadora Brasileira vinculados ao projeto, “a Sociedade de Teologia será uma oportunidade de reproduzir o que faziam nossos pioneiros, dedicando horas ao estudo profundo da Palavra de Deus e, depois, apresentando ao povo o resultado dessas pesquisas”.

Primeiros passos

Já no primeiro encontro, foram apresentadas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelos participantes e realizadas discussões em grupo sobre temas específicos na área teológica. Houve também espaço para discutir como promover o intercâmbio entre os profissionais e as instituições participantes.

A partir desse esforço conjunto, novas publicações devem ser lançadas com o objetivo de atender a igreja nos próximos anos. A expectativa é que isso ocorra já em 2017, por ocasião do 12º Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano, na Universidad Adventista del Plata, na Argentina.

Uma das primeiras definições dos participantes da sociedade foi a de que os encontros aconteçam a cada dois anos, sempre ligados aos simpósios teológicos, como ocorreu neste ano no Unasp, que sediou a 11ª edição do evento.

O próximo passo da Sociedade Sul-Americana de Teologia será a elaboração de um estatuto e a definição dos membros do conselho diretivo. [Márcio Tonetti, equipe RA]

LEIA TAMBÉM

Simpósio sul-americano reflete sobre a vida e ministério de Ellen White

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.