Fevereiro de 2015

6 minutos de leitura

GENTE

Superação

Foto: Reprodução do Portal Adventista
Foto: Reprodução do Portal Adventista

David Ariel Souza Araújo, de 16 anos, foi um dos 50 mil voluntários da Missão Calebe em janeiro. Ele pregou e ministrou palestras para a comunidade de Aroazes, no interior do Piauí. Além de lidar com a malformação das pernas, David teve a infância marcada pelo suicídio da mãe e o abandono do pai. O garoto, que sonha ser pastor, desafia: “Se eu, com essas limitações, faço minha parte para pregar, outras pessoas também podem.”

Mãos à obra

Foto: Reprodução Portal Adventista
Foto: Reprodução Portal Adventista

Douglas Domingos da Silva tem sido indicado como o primeiro pastor adventista surdo da América Latina. Graduado no fim de 2014 pela Faculdade Adventista da Amazônia, ele trabalhará na evangelização dos deficientes auditivos que vivem na região central da cidade de São Paulo. Douglas foi apresentado em dezembro no Centro de Treinamento de Cotia, quando realizou uma semana de oração para surdos. A Igreja Adventista contratou também um instrutor bíblico surdo para atuar na região. Para saber mais, clique aqui.

Cargo de confiança

A advogada e professora Patrícia Faga Iglecias Lemos foi nomeada pelo governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para coordenar a Secretaria do Meio Ambiente. Ela possui vasta experiência na área ambiental, com mestrado, doutorado e livredocência pela Faculdade de Direito da USP. Patrícia, que faz parte da terceira geração de adventistas na família, frequenta a igreja de Moema, na zona sul de São Paulo. A atuação ética e a relevância prática de suas pesquisas são reconhecidas internacionalmente. Sua bagagem acadêmica terá papel primordial no planejamento de soluções para problemas como a crise hídrica no estado. Para saber mais, clique aqui.

Voz silenciada

Painel-gente-andrae-crouch_fmt

Conhecido no meio adventista pela autoria das músicas “Como Agradecer” (HA, 249) e “Não Tardará” (CD É Tempo de Ver Jesus), o cantor e compositor Andraé Crouch fez história no gospel americano ganhando sete prêmios Grammy e na música pop ao colaborar com Elvis Presley, Michael Jackson, Madonna, Stevie Wonder, Elton John e Diana Ross. Crouch chegou a se apresentar na Casa Branca e a participar da trilha sonora do desenho O Rei Leão (1994). Ele morreu de infarto no dia 7 de janeiro, em Los Angeles, aos 72 anos.

100 velinhas

Painel-gente-manoel_100-velinhas-fmt

Manoel Jorge de Souza completou um século de vida no dia 8 de dezembro. Batizado há 53 anos, até hoje ele é membro da Igreja de Boa Esperança, em Morobá (ES).

FATOS

O mapa da intolerância

Painel-fatos-Mapa-da-intolerancia-opendoors_fmt

A violência contra os cristãos tem crescido, principalmente na África, segundo o ranking anual levantado pela organização Open Doors. A lista revela que 4.344 cristãos foram mortos por causa de sua fé no ano passado, mais que o dobro de 2013 e o triplo de 2012. Metade dos mártires morreu na Nigéria, onde atuam grupos extremistas islâmicos como o Boko Haram. O relatório também indica maior hostilidade aos cristãos no Laos, Sri Lanka, Índia, México e Colômbia. Os pesquisadores avaliam o índice de liberdade religiosa em cinco áreas: vida particular, família, comunidade, nacional e igreja.

Historicidade dos evangelhos

Painel-fatos-historicidade-dos-evangelhos-Mumia_fmt

Fragmentos do evangelho de Marcos, encontrados por pesquisadores há cerca de três anos em uma máscara de múmia egípcia, devem, finalmente, ser publicados em 2015. Os textos, que provavelmente tenham sido escritos ainda no período apostólico (antes do ano 100 de nossa era), podem ser a cópia mais antiga dos evangelhos localizada até agora. Se confirmado, o documento será mais uma prova contundente da historicidade dos evangelhos. Nenhum manuscrito do 1º século ainda é oficialmente reconhecido. Hoje, o fragmento mais antigo do Novo Testamento é um pequeno trecho do evangelho de João, datado de aproximadamente 125 d.C. Acredita-se que Marcos tenha sido o primeiro evangelho a ser escrito. Para saber mais, clique aqui.

Jovens em missão

Painel-fatos-jovens-EUA_fmt

O movimento começou pequeno em 2002, com universitários que desejavam estudar a Bíblia com seriedade, orar com intensidade e servir com paixão. De lá para cá, ano após ano, o congresso GYC (Geração de Jovens para Cristo) mobiliza milhares de jovens dos Estados Unidos. No último réveillon, 5 mil deles visitaram cerca de 100 mil casas de Phoenix, capital do Arizona, para entregar literatura. Eles também se envolveram em seminários sobre espiritualidade e missão. Além disso, doaram sangue. Natasha Nebblett, líder do movimento, desafiou os jovens a agitar o mundo com a pregação do evangelho. O pastor Ted Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista, foi um dos preletores.

Espírito solidário

Centenas de adventistas se organizaram para oferecer uma ceia de Natal para quem não costuma ter esse privilégio. Em Alexandra (PR), uma farta refeição foi oferecida para dependentes químicos de uma casa de recuperação; em Curitiba, 30 moradores de rua receberam comida e companhia dos voluntários; e, na noite de 24 de dezembro, 50 voluntários serviram uma ceia para os familiares dos pacientes do Hospital Municipal de Imperatriz (MA).

Transparência

Pelo sexto ano consecutivo, a sede mundial da Igreja Adventista divulgou seu orçamento anual. Veja quais são as prioridades da igreja para a utilização dos 184 milhões de dólares reservados para 2015:

  • 47,6 milhões para os custos operacionais, salários e programas do edifício da sede mundial.
  • 45,1 milhões em verbas para as regiões administrativas fora da América do Norte.
  • 30,2 milhões para missionários e funcionários que servem fora de sua terra natal.
  • 23,8 milhões em subsídios para instituições como as Universidades Andrews e Loma Linda.
  • 14,5 milhões para fundos administrados pela sede para programas nas regiões administrativas continentais.
  • 10,5 milhões em subsídios para serviços institucionais.
  • 12,4 milhões para o serviço de auditoria da sede mundial.

NÚMEROS

  • 43 dos norte-americanos se identificam como sem igreja. Em 1990, esse mesmo grupo representava 30% da população, segundo o Instituto Barna.
  • 184 milhões de pessoas usaram o app YouVersion para fazer 10 bilhões de leituras de capítulos da Bíblia em 2014.
  • 200 igrejas cristãs foram destruídas na Nigéria em apenas dois meses, segundo o Instituto Gatestone, da África do Sul.
  • 4 mil línguas ainda não têm sequer uma porção da Bíblia traduzida. A previsão é que em 2015 outras cem etnias ou 500 milhões de pessoas tenham acesso às Escrituras.

DATAS

7 de janeiro

Imagem: Fotolia
Imagem: Fotolia

Paris foi palco de um dos piores atentados terroristas desde 11 de setembro de 2001. Milhões foram às ruas da França mostrar solidariedade aos 12 mortos e apoio à manutenção da liberdade de expressão. Uma carta escrita em francês pelo Dr. John Graz, diretor do departamento de liberdade religiosa da sede mundial adventista, ao embaixador da França em Washington, expressou o pesar dos adventistas pelo massacre. O comunicado mostrou solidariedade às famílias das vítimas e apreciação pelo legado do país na defesa das liberdades, inclusive da religiosa.

 

OLHAR DIGITAL

De norte a sul

Painel-olhar-digital-documentario-DSA

Um curta-metragem de 15 minutos produzido pela Seven Filmes vai mostrar os desafios geográficos e culturais da Igreja Adventista na América do Sul. O filme será exibido pela primeira vez em julho, na assembleia mundial da denominação, em San Antonio (EUA). A produção apresenta histórias como a do menino Ezequiel Sabala, da Bolívia, que limpou banheiros para comprar duas caixas de livros missionários para distribuir aos vizinhos. Conhecerão também o desafio de Hector Pérez, da Argentina, um militar que foi até as terras mais geladas do planeta para testemunhar.

Ao redor do mundo

Mostrar o alcance da mensagem adventista, os desafios dos fiéis em várias partes do mundo e orar pela missão global são os objetivos de Josué Schmidt, um voluntário de Novo Hamburgo (RS) que administra a fan page Adventist Churches. Fazendo contato com adventistas do mundo todo, ele já conseguiu postar mais de 700 fotos de templos e recebeu 14 mil curtidas. As imagens representam a diversidade e contrastes de uma denominação mundial.

olhar-digital-taiwan(1_fmt

olhar-digital-hungria_fmt

olhar-digital-praga-re_fmt

olhar-digital-manchest_fmt

olhar-digital-togo_fmt

Mais lidas

A Adventist Review fez uma lista das matérias mais acessadas em seu site em 2014. O debate sobre a ordenação de mulheres ao ministério pastoral, as restrições religiosas no Egito, o sequestro de um pastor na Ucrânia e o assassinato de outro na Guatemala aparecem no ranking. O sermão do pastor Ted Wilson sobre os ataques de Satanás contra a Igreja Adventista e a descoberta de uma foto inédita de Ellen White também figuram na lista. Porém, a matéria mais visualizada foi sobre o vídeo viral em que o músico Chris Picco canta para seu filho prematuro que viveu por apenas quatro dias.

Ano bíblico no celular

Painel-Olhar-digital-Aplicativo-auxilia-desbravadores

Os desbravadores já podem ler a Bíblia toda ao longo do ano usando um app. Lançado no início de janeiro para a plataforma Android, em breve o aplicativo terá uma versão para iOS. A proposta é que os adolescentes leiam diariamente de três a cinco capítulos do livro sagrado. Em março, o app terá um upgrade com atividades complementares para a leitura.

Versão digital

Além das reformulações gráficas e editoriais, a Revista Adventista começou 2015 inovando também nas plataformas digitais. Lançado no dia 1o de janeiro, o novo portal do periódico passa a oferecer notícias, entrevistas, artigos exclusivos e conteúdos audiovisuais. O site está também integrado com redes sociais. A proposta é que as versões impressa e digital se complementem. O novo projeto valoriza também a opinião de especialistas, que vão tratar de temas variados e com exclusividade para o site. Já é possível também baixar o app da revista no Google Play e, em breve, no iTunes.

FRASES

Painel-frases-david-shin_fmt

“Enquanto os líderes protestantes estão voltando ao catolicismo, Deus está chamando uma geração de jovens para que volte à Bíblia.” – David Shin, pastor, num encontro que reuniu 5 mil jovens em Phoenix, Arizona

Painel-frases-kameron_fmt

“A obediência não tem nada que ver com legalismo e tudo que ver com lealdade.” – Kameron DeVasher, pastor das igrejas de Muskegon e Fremont em Michigan (EUA), durante uma conferência de evangelismo jovem no Arizona

Painel-frases-hasel_fmt

“Nesta cultura é muito popular pesquisar, pesquisar e pesquisar, mas é muito impopular encontrar a resposta.” – Michael Hasel, professor de arqueologia na Southern Adventist University, em palestra no Arizona

Painel-frases-erton_fmt

“Se não formos relevantes, falando a linguagem deles, eles não vão nos ouvir.” – Pastor Erton Köhler, adiantando dois projetos de evangelismo online elaborados para alcançar os nativos digitais em 2015

Colaboração: Ansel Oliver (ANN), Andrew McChesney (Adventist Review), Jarbas Aragão (Gospel Prime), Corrado Cozzi, Felipe Lemos, Isadora Schmitt, Jefferson Paradello, Jéssica Guidolin, Lene Salles, Márcio Tonetti, portal G1, Seth Shaffer e Wanderson Isac

 

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.