Janeiro de 2015

6 minutos de leitura

editoria-painel-entre-os-mais-influentes-site-RA_smithso_fmtGente

Entre os mais influentes

A revista Smithsonian classificou Ellen G. White entre as cem personalidades mais importantes da história americana. A pioneira adventista aparece ao lado de líderes religiosos como Jonathan Edwards, Joseph Smith e Billy Graham. A revista também listou nomes na área artística, esportiva, política e empresarial. Como critério foi utilizado um método algorítmico que levou em conta fontes como a Wikipédia e dados extraídos dos 15 milhões de livros que a empresa Google digitalizou. Em 2015, centenário da morte de Ellen G. White, os adventistas planejam várias ações para relembrar o legado da profetisa.


Alto Escalão

Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

Quando Vilmar Gargalhone Corrêa foi promovido a major-brigadeiro da Força Aérea Brasileira, ao que tudo indica, ele se tornou o primeiro oficial-general adventista do Brasil. A cerimônia foi realizada em Brasília, diante de mil militares, no dia 25 de novembro. Vilmar tem 56 anos, é membro ativo da Igreja Central de Brasília e lidera um pequeno grupo de desbravadores. Com a promoção, ele passa a ocupar o segundo posto mais alto da instituição.


Herói adventista

A história de Desmond T. Doss, o adventista que se tornou o primeiro soldado a não pegar em armas e ainda ganhar uma medalha de herói da II Guerra Mundial, pode virar um filme dirigido pelo católico Mel Gibson e protagonizado por Andrew Garfield, estrela dos filmes O Espetacular Homem-Aranha I e II. Na vida real, Doss serviu como médico e salvou 75 homens em Okinawa, Japão. Ele morreu em 2006, aos 87 anos. O livro The Unlikeliest Hero (O Herói Improvável) e o documentário The Conscientious Objector (O Objetor de Consciência) contam sua história.

Ben Carson para presidente?

editoria-painel-ben-carson-para-presidente-site-RAO neurocirurgião adventista ficou conhecido mundialmente pelo talento com as mãos, mas agora são seus posicionamentos (politicamente “incorretos” para alguns) que fizeram o canal CNN classificá-lo como um fenômeno político. Desde que fez críticas ao governo americano em um discurso na Casa Branca, em 2013, o médico aposentado tem ganhado visibilidade e admiração dos mais conservadores alinhados ao Partido Republicano. Em uma pesquisa encomendada pela emissora, ele ficou em segundo lugar na preferência dos republicanos para presidente, atrás apenas de Mitt Romney, e desbancando outros nomes com experiência política. Carson disse que ainda espera uma impressão clara de Deus para decidir se entra na corrida presidencial. Mas certo mesmo é que, cedo ou tarde, o interesse da mídia por ele dará visibilidade aos seus valores adventistas.

Bodas de safira

Foto: Priscila Heiden
Foto: Priscila Heiden

Assim que receberam a edição promocional da nova Revista Adventista, na Igreja Central de Curitiba, no dia 6 de dezembro, Vicente e Bráulia Santeli repetiram o hábito cultivado há alguns anos. Sentaram juntos no sofá para folhear o periódico. O casal acredita que o novo projeto alcançará mais assinantes por ter um preço simbólico e qualidade muito superior. Casados há 65 anos, eles celebraram as Bodas de Safira em agosto. Vicente foi colportor por 45 anos; só não se aposentou de pregar o evangelho. Da união do casal nasceram quatro filhos, sete netos e três bisnetos.

Datas

5 de dezembro

Dia Internacional do Voluntário. O Serviço Voluntário Adventista  recruta, treina e envia pessoas para o mundo todo. Existem dezenas de vagas disponíveis para projetos de curta ou longa duração (mais de dois meses). A enfermeira Gláucia Pereira, por exemplo, acabou de voltar de uma missão em Camarões, onde ficou quase um ano.

7 de dezembro

A Igreja Central de Curitiba comemorou seu centenário com o lançamento do CD Gratidão. Sob a produção de Douglas Lira, o CD integrou todos os grupos musicais da congregação, totalizando 270 vozes. A ideia é que 15 mil cópias do material sejam entregues para visitantes da igreja. A data faz referência à inauguração do primeiro templo no Paraná, em 1915, na Rua Saldanha Marinho. Duas mil pessoas acompanharam a celebração.

Eventos

 Provai e Vede

A temporada de 2015 da série Provai e Vede já está disponível para utilização nos cultos (videos.adventistas.org). Os documentários de curta duração, lançados em Brasília no dia 11 de dezembro, têm o objetivo de mostrar histórias de pessoas que são fiéis a Deus e que não se intimidaram diante das dificuldades. Os testemunhos em vídeo tratam de comunhão, fidelidade, saúde, dízimos e ofertas, educação, compaixão e missão.

Paz na desgraça

“Aqui só chega desgraça, mas hoje tive um bálsamo, alívio e paz. Muito obrigado pelo livro e a oração. Vou ler sim. Volte mais vezes, por favor”, agradeceu o delegado Jair Cortiz, no dia 8 de dezembro, ao receber o livro A Única Esperança do pastor Hamilton Thames. Jair trabalha na 47ª Delegacia de Polícia, a poucos metros do Unasp, campus São Paulo, local do lançamento do livro de 2015, no dia 9.

Curta-metragem chinês

Filmado numa remota vila do nordeste da China, o curta My Father, de 11 minutos, ficou em terceiro lugar numa premiação da Christian Tribune Foundation, em Taiwan. A produção fala sobre o amor de um pai por seu filho rebelde. O curta foi produzido por adventistas que trabalham com evangelismo online para a Igreja Adventista no sul da China.

Espaço para as religiões

editoria-painel-espaco-para-as-religioes-site-RAA série Retratos da Fé estreou em dezembro, na TV Brasil. O episódio que retrata a Igreja Adventista foi ao ar no dia 18. Quatro pessoas foram entrevistadas: um pastor iniciante e outro experiente, bem como um membro veterano e outro recém-convertido. A série, que tem 26 capítulos, é o espaço para as religiões apresentarem sua mensagem, sem intervenções dos editores. Também em dezembro, a emissora estatal lançou o documentário-ficção Entre o Céu e a Terra, que discute como as religiões respondem aos grandes dilemas da vida. Nesta produção, a Igreja Adventista é representada pelo pastor Rafael Rossi, líder de comunicação e liberdade religiosa da denominação. Rossi será visto nos episódios sobre prosperidade, pecado e penitência, estado e religião e religiões no mundo contemporâneo.

Nova livraria

Foto: William de Moraes
Foto: William de Moraes

Há mais de 60 anos, a cidade de Hortolândia conta com a influência do Instituto Adventista de São Paulo (IASP), mas agora passa a ter também a mais nova livraria da Casa Publicadora Brasileira. No dia 9 de dezembro, foi inaugurado o espaço com 200 m2 e que deve receber 15 mil clientes por ano. A editora já tem 17 livrarias em todo o Brasil e, em 2015, mais três serão abertas: em Belo Horizonte, Porto Alegre e Santo André (SP).

Olhar digital

Games

editoria-painel-game-na-mira-da-verdade-site-RA

Quem curte o programa Na Mira da Verdade agora pode interagir a qualquer hora com perguntas bíblicas no celular ou tablet. No app Você na Mira, o jogador está num labirinto e precisa correr contra o tempo para achar respostas para sua busca espiritual. Para isso, ele precisa confiar nas dicas e usá-las da melhor maneira.

editoria-painel-games-site-RA

Neste mês, estará disponível um game sobre profecias bíblicas para crianças. Formatado para iOS e Android, o app vai abordar primeiramente as predições de Daniel 2, oferecendo interação com os atores da história e aprendizado lúdico sobre o significado da estátua. Para conhecer outros jogos experimentais, acesse novotempo.com/games.

Novo logotipo

editoria-painel-novo-logotipo-site-RA A Rede Novo Tempo de Comunicação e os 27 centros de mídia mantidos pela Igreja Adventista ao redor do mundo passam a usar essa nova logomarca, que preserva o padrão de cores azul e amarelo, e torna mais plana a tela do ícone, o que remete às novas tecnologias. A nova marca já tem sido usada nos materiais impressos da emissora e nas fachadas e boletins de igrejas. Na TV, a logomarca estreia em março com a nova grade da emissora.

 

Canção de até logo

Foto: Asheley Picco
Foto: Asheley Picco

Até o início de dezembro, o vídeo já tinha mais de 16 milhões de visualizações no YouTube. Não era para menos: a história é tocante. Chris Picco, um músico profissional que lidera o serviço de adoração da capela da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, teve que se despedir, de uma única vez, da esposa e do filho. Ashley, 30 anos, morreu dormindo e não se sabe a causa. E o pequeno Lennon James, que foi tirado às pressas do ventre dela, com seis meses de gestação, resistiu por apenas quatro dias. O vídeo que se tornou viral mostra o pai cantando para o filho, no dia 11 de novembro, poucas horas antes de Lennon ter morrido nos braços dele. O músico agradeceu a Deus por ter conhecido seu filho. Um fundo criado para ajudar o músico a cobrir as despesas médicas arrecadou 173 mil dólares.

Repaginada

editoria-painel-repaginada-site-RA A edição de janeiro de Vida e Saúde trata sobre longevidade. Nada mal para a revista de saúde mais antiga do Brasil, que completa 77 anos mostrando que vida longa no mercado editorial tem que ver com a capacidade de se atualizar. Por isso, em 2015 a revista tem novo editor (Michelson Borges), designer (Flávio Oak) e novo logotipo, além de novas seções, projeto gráfico mais arejado e texto mais enxuto. Tudo isso somado à credibilidade que a revista ganhou ao longo das décadas.


 


Mais lidas

editoria-painel-mais-lidas-site-RA As nomeações de líderes foram o tema de 26 das 43 notícias mais lidas no Portal Adventista em novembro. Não é para menos. Nos dois últimos meses do ano, o calendário da igreja costuma ser ocupado por assembleias. Em 2014, tivemos 21 delas. Uma das assembleias nomeou os líderes da oitava e recém-criada região administrativa do Estado de São Paulo, com sede em São Bernardo do Campo: a Associação Paulista Sudeste.

 

Colaboração: Andréia Silva, Ansel Oliver, Cárolyn Azo, equipe Adventist Review, equipe ANN, Fabia Phillips-Lawrence, Felipe Lemos, Jarrod Stackelroth (Record Magazine), Márcia Ebinger, Michelson Borges, Márcio Tonetti, Marcos De Benedicto e Pothen Kurian

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.