A assembleia mundial da igreja nomeou nesta segunda-feira, 6 de julho, os líderes que atuarão como vice-presidentes da Associação Geral. Uma das mudanças mais significativas foi a redução do número de líderes para a função. Em vez de 9, agora serão apenas 6 vice-presidentes, seguindo o modelo que era adotado pela igreja até 1990. O que justifica a mudança, segundo explicou o pastor Ted Wilson, é ao fato de que algumas instituições não mais estarão sob supervisão da Associação Geral. No quadro de diretores de departamentos houve poucas alterações. Dos 12 departamentais votados até agora, apenas dois são novos na função: Ganoune Diop, que substitui John Graz, e Duane Mckey, que substitui Jonathan Kuntaraff.
Além dos nomes votados para essas funções, o plenário da assembleia também nomeou um brasileiro e um chileno para a equipe da Associação Geral: Gerson Santos, como secretário associado, e Magdiel Perez, atual secretário da Divisão Sul-Americana, que exercerá a função de assessor especial do presidente da Associação Geral.
A agenda do dia contemplou ainda a definição dos presidentes das 13 divisões. Seis deles permanecem no cargo. Entre os reeleitos está o presidente da Divisão Sul-Americana, pastor Erton Köhler (confira aqui a entrevista concedida à Revista Adventista após a reeleição).
Confira abaixo a relação dos líderes eleitos nesta segunda-feira:
Vice-presidentes da Associação Geral

Número de vice-presidentes caiu de 9 para 6. Mudança se deve ao fato de que algumas instituições não mais estarão vinculadas à Associação Geral. Foto: Adventist Review
Artur Stele (reeleito)
Abner De Los Santos
Ella Simmons (reeleita)
Geoffrey Gabriel Mbwana (reeleito)
Guillermo Biaggi
Thomas Lemon
Diretores de departamentos da Associação Geral
Ministério de Capelania – Mario Ceballos (reeleito)
Ministério da Criança – Linda Mei Lin Koh (reeleita)
Comunicação – Williams Costa Jr. (reeleito)
Educação – Lisa Beardsley-Hardy (reeleita)
Ministério da Família – Willie Oliver (diretor) e Elaine Oliver (diretora associada) – reeleitos
Ministério da Saúde – Peter Landless (reeleito)
Associação Ministerial – Jerry Page (secretário) e Janet Page (secretária associada) – reeleitos
Relações Públicas e Liberdade Religiosa – Ganoune Diop (substitui John Graz)
Ministério Pessoal – Duane Mckey (substitui Jonathan Kuntaraff)
Ministério da Mulher – Heather-Dawn Small (reeleita)
Ministério Jovem – Gilbert Cangy (reeleito)
Auditoria – Paul Douglas (reeleito)
Presidentes das divisões

Dos 13 presidentes de divisões, 6 foram reeleitos. O pastor Erton Köhler foi um deles. Foto: Adventist Review
Divisão Centro-Leste Africana – Blasious Ruguri (reeleito)
Divisão Euro-Asiática – Michael Kaminski
Divisão Interamericana – Israel Leito (reeleito)
Divisão Norte-Americana – Daniel Jackson (reeleito)
Divisão do Pacífico Norte-Asiático – Jairyong Lee (reeleito)
Divisão Sul-Americana – Erton Kohler (reeleito)
Divisão do Sul do Pacífico – Glenn Townend
Divisão Sul-Africana Oceano Índico – Paul Ratsara (reeleito)
Divisão do Pacífico Sul-Asiático – Leonardo Asoy
Divisão Intereuropeia – Mario Brito
Divisão Centro-Oeste Africana – Elie Weick-Dido
Divisão Sul-Asiática – Ezras Lakra
Divisão Transeuropeia – Raafat Kamal (reeleito)