Beleza que vem de dentro

2 minutos de leitura

CPB lança livro sobre imagem pessoal e moda

Diogo Cavalcanti

Foto: Divulgação CPB

A beleza pode ser considerada um ideal divino e, ao mesmo tempo, um objeto de aspiração e reflexão filosófica humana. Porém, no mundo atual, a busca pela estética tem ultrapassado todos os limites. Cirurgias plásticas, academias lotadas, terapias inovadoras, dietas exóticas, a constante renovação da moda e os perfumes sofisticados refletem, como nunca, o desejo de causar uma boa impressão. Por sua vez, a imagem pessoal – a percepção que os outros têm de nós – demanda harmonia entre a aparência física e o comportamento. O corpo se comunica e, quer queiramos ou não, funciona como uma vitrine do que pensamos.

O lançamento Elegância e Discrição (CPB, 2025, 252 p.) reflete sobre a imagem pessoal, especialmente no que diz respeito à maneira como nos vestimos. Não se trata de um livro que procura estabelecer um padrão fixo de vestimenta, já que esse aspecto varia entre diferentes culturas. Tampouco apresenta uma “moda celestial” ou um selo de aprovação divina – algo que a própria Bíblia não faz. A autora, Erlinda Hasse Urel, dedicou sua vida ao estudo desse tema e, em sua obra, propõe uma análise honesta, detalhada e sensível das Escrituras, em diálogo com os escritos de Ellen G. White e outras fontes atuais.

Dividida em 16 capítulos, além do prefácio e da conclusão, a obra aborda uma ampla variedade de temas. Reflete sobre a imagem pessoal, regras e princípios, maneiras e a beleza do coração, saúde e bem-estar, higiene e conforto, bom senso, aparência inadequada, a questão da sensualidade, desafios da liderança, entre outros assuntos. Ao final de cada capítulo, apresenta perguntas para reflexão pessoal ou discussão em grupo.

Único na história dos 125 anos da CPB, Elegância e Discrição trata de uma pauta tão sensível quanto negligenciada. É um livro rico, leve, de fácil compreensão e belamente ilustrado, que atende aos universos feminino e masculino. Reúne uma constelação de referências, além de perguntas instigantes e respostas equilibradas, sempre fundamentadas em princípios seguros. Trata-se de uma leitura indispensável para quem deseja alinhar sua imagem pessoal a valores cristãos, representando um marco para o estilo de vida adventista. 

TRECHO

“É verdade que copiar a aparência do mundo para ganhá-lo para Cristo é um erro, mas estar fora de moda, ser excêntrico ou esquisito somente para diferir do mundo também não é a vontade de Deus. Nosso dever não é unicamente ser diferentes do mundo, mas, sim, ser semelhantes a Cristo. E ter uma aparência diferente do mundo não nos garante, automaticamente, que seremos semelhantes a Ele. Ter bom gosto é uma forma importante de testemunhar” (p. 126).

DIOGO CAVALCANTI é gerente editorial associado na CPB

(Resenha publicada na seção “Estante” da Revista Adventista de março/2025)

Última atualização em 27 de março de 2025 por Márcio Tonetti.