Conteúdo acessível

2 minutos de leitura

Edições da revista Ministério estão disponíveis em acervo on-line

Eduardo Teixeira

Site oferece acesso gratuito a mais de 500 publicações. Foto: Divulgação


A história da Igreja Adventista é marcada pela ênfase na pregação do evangelho. As boas-novas da salvação em Jesus Cristo se espalham por meio dos esforços de membros e pastores. Atualmente muitos materiais são produzidos para ajudar na ministração de estudos bíblicos, pregações e tantas outras ações evangelísticas.

Entre as entidades que produzem literatura e demais itens de apoio para os ministros e líderes de igreja está a Associação Ministerial. Ela foi organizada em setembro de 1922 e, por mais de 100 anos, tem inspirado as lideranças para o serviço cristão.

Na Divisão Sul-Americana, um dos instrumentos especiais da ala ministerial é a revista Ministério. Lançado em 1954, o periódico bimestral conta com mais de 560 edições, e todo esse rico acervo agora está acessível de maneira gratuita no seguinte endereço: ministeriopastoral.com.br. Essa iniciativa visa colaborar para o desenvolvimento dos ministros e líderes voluntários em toda a América do Sul. Além dos recursos em português, o site também disponibiliza o acervo da revista em espanhol que, curiosamente, é um ano mais velha que sua irmã brasileira.

O portal eletrônico da revista também servirá para pesquisas acadêmicas que contemplem assuntos teológicos, memória da igreja e desenvolvimento pastoral.

De acordo com James Martins, coordenador de desenvolvimento web/mobile da CPB Digital, o site fornece ampla variedade de temas pertinentes ao adventismo com acesso fácil por meio de busca por palavras-chave, temas específicos ou nome do autor. Os arquivos estão disponíveis por edição e é possível fazer o ­download completo da revista em PDF.

O pastor jubilado Manoel Andrade comenta que a disponibilização dos conteúdos na internet “favorece o crescimento intelectual e espiritual dos pastores e demais líderes. Anteriormente disponível apenas na versão impressa, a revista já era um referencial de suporte ministerial. Agora, promoverá de maneira mais rápida o cumprimento da missão”.

É exatamente o aspecto da agilidade que James Martins ressalta, pois a união de produções teológicas com a tecnologia oportuniza acesso a importantes informações. “Hoje em dia é muito mais fácil reunir um grupo de citações que tratam sobre o mesmo tema. Portanto, ninguém terá desculpas de dizer que não teve condições ou materiais à sua disposição”, ele destaca.

Para o pastor Jolivê Chaves, diretor do seminário teológico da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba), o recurso digital é uma ferramenta indispensável, pois as publicações on-line trarão benefícios aos que se preparam para o pastoreio adventista nas faculdades. “Os alunos do curso de Teologia poderão contar com levantamentos teológicos e históricos que resultem em pesquisas substanciais para a futura geração de líderes”, ele acrescenta.

O pastor Lucas Alves, líder da Associação Ministerial na Divisão Sul-Americana, ressalta que, por décadas, a revista Ministério tem cumprido sua missão em levar ­conteúdo teológico relevante e atual para pastores e líderes. “A abordagem profunda e clara une o pensamento bíblico e as necessidades pastorais, sempre com o propósito de contribuir para o crescimento dos leitores”, ele sublinha. A expectativa é que o acervo virtual sirva de estímulo para que novas contribuições, dos mais de 5,2 mil ministros adventistas que servem na América do Sul, sejam feitas à revista.

EDUARDO TEIXEIRA, pastor e mestre em Teologia, é editor na CPB

(Notícia publicada na Revista Adventista de abril/2023)

Última atualização em 17 de abril de 2023 por Márcio Tonetti.