Serviços profissionais e voluntários de atendimento psicológico on-line ganham relevância no contexto da crise sanitária
Márcio Tonetti e Wendel Lima
Eles podem ser chamados de “SOS Coronavírus” ou de “Telepaz”. E ser oferecidos por uma igreja, ONG, universidade ou órgão público. Mas o que há de comum nos serviços profissionais e voluntários de atendimento psicológico on-line é que eles se multiplicaram nos últimos meses, a fim de minimizar o impacto emocional da quarentena e da atual crise sanitária. No décimo episódio do podcast da Revista Adventista, conversamos com uma psicóloga que coordena um serviço de escuta gratuito, um pesquisador que estuda os efeitos da pandemia na saúde emocional e com um pastor pioneiro que iniciou um projeto de tele-atendimento há 50 anos em Curitiba (PR).
Assine o podcast: Anchor | Spotify | Breaker | Google Podcasts | Pocket Casts
DESCRIÇÃO
- Link do acervo on-line da Revista Adventista: http://bit.ly/36eYno7
- Reativação do Telepaz pela Prefeitura de Curitiba: https://bit.ly/2QjC2QK
- Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais: https://bit.ly/2QhiNaK
- Para participar da pesquisa da UFMG: https://bit.ly/32fWE24
- Link para a pesquisa internacional: https://bit.ly/32iGR2E
- Estudo da UERJ que constatou o aumento de casos de depressão durante a pandemia: https://bit.ly/3jbkSl2
- Entrevista com a Andrea Almeida Rojas para a RA de maio: https://bit.ly/3gnhz8f
- Guia da Fiocruz sobre o coronavírus e a saúde mental: https://bit.ly/32kOiWX
- Link da Live do programa ConVida, da Universidade Federal do Paraná: https://bit.ly/2EsD76q
- Site do projeto “Ouvido Amigo”: https://bit.ly/2EsD7Ds
- Canal de atendimento do “SOS Coronavírus: https://bit.ly/2FNGzcd
- Número do TelePSI, do Ministério da Saúde: 0800 644 6543 (segunda a sexta-feira, das 8h às 20h)
OUÇA TAMBÉM
As pandemias e a interpretação adventista
Última atualização em 24 de agosto de 2020 por Márcio Tonetti.