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Fórum enfatiza a missão dos professores da Escola Sabatina

André Oliveira

Líderes sul-americanos reafirmam compromisso com o propósito missionário da Escola Sabatina. Foto: André Oliveira

Mais de 300 líderes participaram do Fórum de Escola Sabatina, realizado entre os dias 27 e 29 de maio, na sede da Divisão Sul-Americana (DSA). O evento teve como objetivo resgatar os princípios da Escola Sabatina como um centro de missão.

Os devocionais foram realizados pelo pastor Pavel Goia, secretário ministerial associado da sede mundial da Igreja Adventista. Já o pastor Alberto Timm, diretor associado do Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral, apresentou três palestras sobre educação bíblica e missão, afirmando que “a Escola Sabatina deveria atuar como núcleo de formação da identidade adventista.”

A dinâmica do encontro dividiu os participantes em grupos menores, de 40 pessoas, para estudar maneiras de revitalizar o estudo da lição e outras práticas por meio da comunhão, amizade e cumprimento da missão.

ESTATÍSTICAS RECENTES

O secretário da Igreja Adventista para oito países da América do Sul, o pastor Edward Heidinger, relatou que 52,5% dos 2.679.791 membros da sede sul-americana participam da Escola Sabatina, reunidos em 167.917 unidades de ação. No entanto, somente 22,3% das pessoas estudam regularmente a lição.

Diante desses números, o pastor Jim Howard, líder mundial do departamento de Escola Sabatina, destacou durante as reuniões a necessidade de o líder da Escola Sabatina ser ativo na missão da igreja e trabalhar em parceria com o Ministério Pessoal. Essa visão foi reforçada pelo presidente da DSA, pastor Stanley Arco, que enfatizou a mobilização dos membros para a missão, a educação contínua por meio da Bíblia e o compartilhamento de experiências missionárias de sucesso.

ESTRUTURAS EFICAZES

Bill Quispe, pastor que lidera a Escola Sabatina na América do Sul, apelou para que as unidades de ação voltem a ser estruturas efetivas para o pastoreio e a mobilização dos membros no cumprimento da missão local e mundial. “Cada uma dessas unidades deve se tornar uma mini-igreja, e todo professor precisa pastorear os alunos como um líder missionário, a fim de preparar o rebanho para a volta de Cristo”, reforçou Quispe.

Durante as reuniões, foi elaborado um documento oficial com oito ações principais para orientar a Escola Sabatina na América do Sul: (1) Realizar uma avaliação contínua dos registros físicos ou do aplicativo 7me; (2) fortalecer o papel dos professores das unidades de ação, desenvolvendo capacidades missionárias e pastorais em um contexto de discipulado; (3) reforçar o estudo bíblico e a ação missionária; (4) transformar a Escola Sabatina em uma estrutura de mobilização missionária, inclusive com o objetivo de plantar igrejas; (5) intensificar o envolvimento dos pastores distritais e do ancionato nas unidades de ação; (6) capacitar líderes e professores; (7) padronizar o programa; (8) envolver todos os membros na ação missionária.

No encerramento do fórum, os líderes recomendaram a organização de convenções regionais para fortalecer as oito orientações votadas para a Escola Sabatina. 

ANDRÉ OLIVEIRA SANTOS é editor da Lição da Escola Sabatina dos adultos

(Notícia publicada na Revista Adventista de julho/2024)

Última atualização em 3 de julho de 2024 por Márcio Tonetti.