Novo livro missionário promove o fortalecimento da saúde emocional
Stanley Arco

O Senhor criou o ser humano para ter vida plena. Contudo, o primeiro casal seguiu seu próprio caminho, transformando em doença e morte o que Deus havia planejado para ser saúde e vida. No Éden, logo após a queda, a humanidade foi informada sobre o plano da redenção. Ao longo do tempo, a promessa de salvação foi reiterada pelos profetas. Isaías, por exemplo, séculos antes do nascimento de Jesus, afirmou: “Certamente, Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores […] e pelas Suas feridas fomos sarados”. Cristo ocupou nosso lugar para transformar nossa enfermidade em vitalidade. Com Suas palavras e ações, Ele confirmou esta verdade: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10).
Não somos de nós mesmos; pertencemos a Deus pela criação, redenção, adoção e restauração. Como templos do Espírito Santo (1Co 6:19, 20), devemos honrar ao Senhor em todas as coisas. O apóstolo Paulo ensinou: “Se vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10:31). Assim, quando confiamos em Deus, obedecemos aos Seus mandamentos, adotamos uma dieta saudável, praticamos exercícios físicos, cultivamos bons pensamentos e descansamos adequadamente, alcançamos o bem-estar e a prosperidade que o Criador deseja para nossa vida (3Jo 2).
Marcela Contreras, moradora do sul do Chile, vivia sobrecarregada por problemas que a levaram a cogitar o suicídio. “Não fazia sentido continuar vivendo”, relembra. Certo dia, ao sair de casa com o marido, o porta-luvas do carro se abriu inesperadamente, revelando um exemplar de O Último Convite, livro missionário de 2022. O título imediatamente chamou sua atenção. Ayda Luz, esposa de um amigo, havia presenteado o casal com a obra.
Vamos tornar as iniciativas de promoção de vida saudável ferramentas indispensáveis para servir e salvar
Curiosa, Marcela procurou Ayda para entender melhor o conteúdo do livro. O que começou como uma simples conversa logo se transformou em uma grande amizade. Em pouco tempo, Marcela passou a frequentar a igreja e estudar a Bíblia. Motivada por aquilo que estava aprendendo, também convidou sua mãe e sua filha para conhecer mais a respeito da mensagem adventista. Dessa maneira, aquele pequeno livro se tornou o ponto de partida para uma transformação que alcançou toda a família (link.cpb.com.br/69c971).
Essa é uma das histórias que envolvem o projeto Impacto Esperança. Desde 2007, a iniciativa mobiliza milhões de adventistas dedicados à distribuição de literatura que transmite mensagens de fé e esperança. Neste ano, a Igreja Adventista distribuirá o livro A Chave da Virada, um guia prático para fortalecer a saúde emocional. Com uma abordagem que combina orientações médicas especializadas e conselhos baseados na Palavra de Deus, a obra foi escrita pelo médico Marcelo Niek e pelo pastor Bruno Raso.
Para o doutor Marcelo Niek, “virar a chave significa assumir as rédeas de sua vida e se dar a oportunidade de mudar. Toda caminhada precisa começar com um primeiro passo, e a leitura desse livro pode ser o passo inicial de uma nova vida”.
Por sua vez, o pastor Bruno Raso declara que o livro fornece “ferramentas para melhorar a saúde emocional, o controle do estresse, o controle da raiva, a libertação de vícios, a remissão da culpa, a superação da depressão e o controle da ansiedade, adotando bons hábitos, relacionamentos saudáveis, empatia, resiliência, perdão e, acima de tudo, confiança em Deus e dependência Dele”.
Vamos aplicar em nossa vida, família e igreja a relevante mensagem de saúde, tornando as iniciativas de promoção de vida saudável ferramentas indispensáveis para servir e salvar. Cumpramos o desejo do apóstolo Paulo: “O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 5:23).
STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul
(Artigo publicado na seção “Bússola” da Revista Adventista de março/2025)
Última atualização em 11 de março de 2025 por Márcio Tonetti.