Consulta pública sobre o Enem

1 minuto de leitura
Por meio do site do Inep, internautas podem opinar sobre formato e dia das provas
Questionário ficará disponível no site do Inep até o dia 10 de fevereiro.
Consulta pública ficará aberta no site do Inep até o dia 10 de fevereiro.

Com o objetivo de estudar possíveis mudanças no sistema de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o MEC lançou uma consulta pública na última quarta-feira (18). O questionário online permite sugerir que o Enem deixe de ser realizado no sábado. Entre as alternativas propostas está a aplicação da prova em dois domingos seguidos ou no domingo e na segunda-feira.

Outra opção que aparece no formulário é a de concentrar a avaliação num único dia. Nesse caso, o tempo para responder as 100 questões e fazer a redação seria de 5h30. Além das questões objetivas, o formulário permite que o internauta envie por escrito sugestões para o aprimoramento do exame.

Para Edgard Luz, coordenador da rede educacional adventista no Brasil e em outros sete países da América do Sul, a consulta pública representa uma oportunidade para reivindicar mudanças que contemplem grupos religiosos minoritários. No modelo atual, estudantes adventistas, bem como judeus e batistas do sétimo dia precisam recorrer à prestação alternativa.

“É importante que a igreja se envolva e faça a sua parte, pois trata-se de um caso que envolve a defesa da liberdade religiosa. Deveríamos nos unir no intuito de solicitar que o Enem não seja realizado aos sábados. A melhor opção seria aplicar a prova no domingo e na segunda-feira”, sugere.

O questionário ficará disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o dia 10 de fevereiro. [Márcio Tonetti, equipe RA]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.