Consulta pública sobre o Enem

1 minuto de leitura
Por meio do site do Inep, internautas podem opinar sobre formato e dia das provas
Questionário ficará disponível no site do Inep até o dia 10 de fevereiro.
Consulta pública ficará aberta no site do Inep até o dia 10 de fevereiro.

Com o objetivo de estudar possíveis mudanças no sistema de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o MEC lançou uma consulta pública na última quarta-feira (18). O questionário online permite sugerir que o Enem deixe de ser realizado no sábado. Entre as alternativas propostas está a aplicação da prova em dois domingos seguidos ou no domingo e na segunda-feira.

Outra opção que aparece no formulário é a de concentrar a avaliação num único dia. Nesse caso, o tempo para responder as 100 questões e fazer a redação seria de 5h30. Além das questões objetivas, o formulário permite que o internauta envie por escrito sugestões para o aprimoramento do exame.

Para Edgard Luz, coordenador da rede educacional adventista no Brasil e em outros sete países da América do Sul, a consulta pública representa uma oportunidade para reivindicar mudanças que contemplem grupos religiosos minoritários. No modelo atual, estudantes adventistas, bem como judeus e batistas do sétimo dia precisam recorrer à prestação alternativa.

“É importante que a igreja se envolva e faça a sua parte, pois trata-se de um caso que envolve a defesa da liberdade religiosa. Deveríamos nos unir no intuito de solicitar que o Enem não seja realizado aos sábados. A melhor opção seria aplicar a prova no domingo e na segunda-feira”, sugere.

O questionário ficará disponível no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até o dia 10 de fevereiro. [Márcio Tonetti, equipe RA]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Márcio Tonetti

Avatar
Editor associado da Revista Adventista

Veja Também

Batismo em massa no arquipélago

Série de pregações on-line resultou em milhares de decisões nas ilhas caribenhas.