CPB tem novo diretor-geral

3 minutos de leitura

Saiba quem substituirá o pastor José Carlos de Lima, que liderou a instituição durante 21 anos e se aposentará

Da Redação

A Casa Publicadora Brasileira, maior editora da Igreja Adventista ao redor do mundo, tem um novo diretor, o 12º na história da instituição centenária. Natural de Curitiba (PR), o pastor Edson Erthal de Medeiros foi nomeado para a função nesta quinta-feira, 4 de novembro. Ele substitui o pastor José Carlos de Lima, que dirigiu a CPB nos últimos 21 anos e irá se aposentar em julho de 2022 (leia mais sobre a trajetória do líder aqui).

Edson é graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e Gestão de Negócios e mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. De 1994 a 1997, trabalhou na contabilidade das escolas da Associação Sul-Rio-Grandense, onde também foi tesoureiro da área educacional (1998-2000). Em 2001, foi nomeado tesoureiro da Associação Sul-Paranaense, função que ocupou até dezembro de 2007. Em janeiro do ano seguinte, iniciou sua trajetória na Casa Publicadora Brasileira (CPB), onde permaneceu durante oito anos como diretor financeiro. Foi nesse período que o paranaense foi ordenado ao ministério pastoral.

Em 2015, o pastor Edson recebeu o chamado para ser tesoureiro da União Sul-Brasileira, exercendo a função até novembro de 2018, quando passou a coordenar a área financeira da sede da igreja para o estado de São Paulo. Casado com a professora Zuleica Oliveira Reis Medeiros, eles têm dois filhos: Edson e Marcos.

DIRETOR FINANCEIRO 

Uilson Leandro Garcia, que coordena a área financeira da instituição há seis anos, continua na função. Ele é graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão e Marketing e mestre em Administração, como ênfase em empreendedorismo.

Natural de Rolante (RS), ele começou sua carreira profissional na organização adventista há quase três décadas, como auxiliar de contabilidade e caixa na Associação Sul-Rio-Grandense (ASR), com sede em Porto Alegre. Depois de trabalhar por três anos nesse escritório (1992-1995), foi contador na antiga Missão Ocidental Sul-Rio-Grandense, com sede em Ijuí (RS). Em 1998, retornou à ASR como contador e, posteriormente, assistente da tesouraria.

Já no período de 2003 a 2009, serviu como tesoureiro assistente da área educacional e como tesoureiro na Associação Sul-Paranaense (ASP), em Curitiba (PR). Depois, foi tesoureiro da Associação Planalto Central, sede administrativa da igreja no Distrito Federal, até ser chamado para a CPB, em novembro de 2015. Casado com Elizandra Cronst Garcia, eles têm dois filhos: Eduardo e Davi.

EDITOR-CHEFE

O pastor Marcos De Benedicto também foi reeleito editor-chefe da CPB. Nascido em Campestre (MG), é graduado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e em Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Concluiu o mestrado em Teologia Bíblica pelo Unasp e o doutorado em Ministério e o pós-doutorado em Novo Testamento pela Universidade Andrews, nos Estados Unidos. É autor de centenas de artigos e livros publicados pela Casa Publicadora Brasileira (CPB). Também escreveu as Meditações Diárias de 2016, Um Olhar Para o Céu. Com quase 35 anos de ministério editorial, desde 2014 tem servido como editor-chefe na Casa Publicadora Brasileira. O início do seu trabalho pastoral foi na região de Muriaé e depois em Caratinga, em Minas Gerais. Casado com Luciene Vital De Benedicto, é pai de Tiago e Larissa.

Última atualização em 5 de novembro de 2021 por Márcio Tonetti.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Gestão responsável

O conceito de responsabilidade ambiental, social e corporativa e seu efeito na igreja.