O novo hinário veio para reforçar nossas crenças, fortalecer nossa identidade e impulsionar nossa maior esperança
Stanley Arco

No dia 8 de julho, foi lançado pela Casa Publicadora Brasileira o novo Hinário Adventista do Sétimo Dia em português. Ele foi reformulado para dar maior destaque à identidade doutrinária adventista. O hinário sempre foi uma inspiração em nossos cultos. Desejamos que esses louvores sejam parte constante da adoração em nossos templos, no evangelismo, nos pequenos grupos e nos cultos familiares e que inspirem gerações a continuar com o foco na missão e a se preparar para aquele grande dia.
Visto que Deus fez o ser humano à Sua imagem, compartilhamos o amor e o apreço pela música com todos os seres criados. Mas, por causa do pecado, a música não é moral nem espiritualmente neutra. Ela pode nos elevar a uma experiência humana mais sublime ou pode ser usada pelo príncipe do mal para nos rebaixar e degradar, para despertar sensualidade, paixões, desespero, ira e ódio.
“Quando bem utilizada, a música é uma grande bênção, mas, quando mal usada, é uma terrível maldição”, advertiu Ellen White (O Lar Adventista [CPB, 2021], p. 336-337). “Se corretamente empregada, é um dom precioso de Deus, destinado a elevar os pensamentos para coisas mais altas e nobres, a inspirar e engrandecer a mente e o coração” (Educação [CPB, 2021], p. 117).
Ao proclamar as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12, chamamos todas as pessoas a aceitar o evangelho eterno, louvar o Criador e a se preparar para o breve retorno do Senhor (Tt 2:12, 13).
O evangelho impacta todos os aspectos da vida, inclusive a música. Portanto, considerando o vasto potencial da música para o bem ou para o mal, não podemos ser indiferentes a ela. Embora os gostos musicais variem de pessoa para pessoa, acreditamos que a Bíblia e os escritos de Ellen White devem moldar nossas escolhas.
Como parte de nossa mensagem profética, devemos oferecer uma contribuição musical adventista distinta
A música sacra centraliza-se em Deus e em temas bíblicos e cristãos. Ela não deve evocar associações seculares nem promover a conformidade com normas mundanas. Em toda música que o cristão ouvir, interpretar ou compuser, devem ser seguidos os seguintes princípios:
- Glorificar a Deus. Este é o princípio bíblico fundamental (1Co 10:31). Como seguidores de Jesus Cristo, esperamos nos unir aos coros celestiais e consideramos a vida na Terra uma preparação para a vida futura.
- Escolher o mais nobre e o melhor. O apóstolo Paulo estabeleceu este princípio para todas as áreas da vida (Fp 4:8).
- Incentivar o crescimento espiritual e intelectual. A música deve ser de qualidade, equilibrada e apropriada.
- Revelar criatividade e harmonia. Ela deve ser usada de forma interessante e artística, com ritmos que a complementem.
- Utilizar letras que estimulem nossas habilidades intelectuais, nossas emoções e nossa força de vontade. Devem concentrar-se no positivo e refletir valores que correspondam ao “assim diz o Senhor”.
- Transmitir valores de forma equilibrada. Os elementos musicais e literários devem operar harmoniosamente para influenciar o pensamento e a conduta em concordância com os valores bíblicos.
Compor, escrever e louvar implicam exaltar o Senhor, pois Ele é digno “de receber a glória, a honra e o poder” (Ap 4:11). Precisamos de uma visão musical adequada para que, como parte de nossa mensagem profética, possamos oferecer uma contribuição musical adventista distinta como um testemunho fiel de um povo que espera o breve retorno de Cristo.
STANLEY ARCO é presidente da Igreja Adventista para a América do Sul
(Artigo publicado na seção Bússola da Revista Adventista de setembro de 2022)
Última atualização em 30 de agosto de 2022 por Márcio Tonetti.
Revista Adventista Notícias, reportagens, entrevistas, vídeos e artigos exclusivos sobre o contexto adventista e o cenário religioso em geral.