Congresso discute a importância do ensino e prática da educação física

2 minutos de leitura

Evento acontece no Unasp, campus São Paulo, e vai até o próximo domingo com palestras e workshops ministrados por convidados do Brasil e do exterior

Foto: Wilson Azevedo
Congresso reúne professores adventistas da área de Educação Física no Unasp, campus São Paulo. Evento acontece pelo terceiro ano. Foto: Wilson Azevedo

A revista Veja publicou nesta quinta, 15 de janeiro, uma pesquisa feita pela Universidade de Cambridge que diz que o sedentarismo mata duas vezes mais que a obesidade. O estudo revelou, no entanto, que atitudes simples podem reduzir esses índices.  Caminhar 20 minutos por dia, de acordo com a pesquisa, diminui em até 30% o risco de morte prematura.

Com o objetivo de contribuir para que as pessoas saiam do sedentarismo, o III Congresso Brasileiro Adventista de Educação Física, que começou ontem no Unasp, campus São Paulo, discute a importância do ensino da educação física e sua prática. O evento, que reúne educadores de diferentes regiões do Brasil e palestrantes internacionais, vai até domingo.

Prática na infância

Dr. Don Morgan: sedentarismo começa na infância. Foto: Wilson Azevedo
Dr. Don Morgan: sedentarismo começa na infância. Foto: Wilson Azevedo

Um dos palestrantes do congresso é o Dr. Don Morgan, da Middle Tennessee State University. Morgan chamou a atenção para os elevados índices de sedentarismo infantil, o que também já é um problema de saúde pública no Brasil. Em 2015, devem ser divulgados os resultados de uma pesquisa que vem sendo realizada em 12 países, incluindo o Brasil, com o objetivo de analisar fatores ambientais que podem influenciar na obesidade infantil. Resultados preliminares do estudo, apresentados no ano passado durante o 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública, apontaram que 39% das crianças estudadas estão acima do peso.

Don Morgan observa que grande parte das crianças na atualidade passa a maior parte do tempo assistindo à TV, acessando internet ou jogando. Essa inatividade favorece o aparecimento precoce de doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, entre outras. “A educação física é fundamental para se ter um corpo saudável, e a construção de um corpo saudável tem que começar na infância. É transformador ter uma vida saudável e ativa e eu acredito fortemente que o viver saudável desde o início é fundamental”, ressalta.

Workshops

Congresso-discute-a-importancia-do-ensino-e-prtica-da-educacao-fisica-creditos-Wilson-Azevedo-4
Foto: Wilson Azevedo

A fim de apontar caminhos que contribuam para que o ensino da educação física no ambiente escolar seja mais efetivo e transformador, o congresso promove diversas oficinas, ministradas por especialistas como a Dra. Debbie Morgan, da Middle Tennessee State University.

Outro convidado do evento é o Dr. Davi Poit, membro fundador da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) e autor de três livros sobre gestão esportiva (Organização de Eventos Esportivos, Cerimonial e Protocolo Esportivo e Elaboração de Projetos Esportivos). [Reportagem: Rosemeire Braga e Murilo Pereira]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.