Faculdade adventista se recusa a abrir mão de doutrina bíblica para conseguir acreditação

2 minutos de leitura

Agência responsável pela avaliação e credenciamento de instituições educacionais exige que o Atlantic Union College mude sua visão sobre doutrina bíblica

Foto: reprodução Adventist Review
Campus da Atlantic Union College, localizada em South Lancaster, Massachusetts (EUA). Foto: reprodução Adventist Review
O Atlantic Union College, campus mais antigo da Igreja Adventista, fundado em 1882, vem enfrentando dificuldades para conseguir a (re)acreditação. Embora apta do ponto de vista acadêmico e financeiro, segundo uma das agências estaduais norte-americanas responsáveis pela avaliação e credenciamento de instituições educacionais de ensino superior (Transnational Association of Christian Colleges), a instituição não atende todas as exigências por conta de uma divergência doutrinária. Para recuperar a licença, o Atlantic Union College, localizado em South Lancaster, Massachusetts, teria que mudar a sua visão sobre o inferno. A entidade reguladora insiste que a faculdade adventista abrace a crença do “castigo eterno”. Com base na Bíblia, entretanto, os adventistas não acreditam no tormento eterno, mas sim que pecado e pecadores deixarão de existir para sempre, passados os mil anos que sucedem o segundo retorno de Cristo à Terra.

Em entrevista ao jornal local Telegram, o presidente da Transnational Association of Christian Colleges, T. Paul Boatner, confirmou que apenas esse item da lista de exigências não havia sido cumprido. A administradora acadêmica da faculdade, Gina Brown, conta que a associação havia concordado, no ano passado, em abrir uma exceção. “Eles nos garantiram que não seria um problema”, disse em entrevista à Adventist Review. No entanto, a agência acreditadora mudou de ideia posteriormente.

O manual da agência estabelece que os requerentes de acreditação devem concordar com “a existência de um ser pessoal, malévolo, chamado Satanás, que atua como tentador e acusador, para quem foi preparado o lugar de punição eterna, onde todos os que morrem fora de Cristo devem ser confinados em tormento consciente para a eternidade” (p. 28).

O órgão já credenciou 58 faculdades e universidades, incluindo a Bob Jones University, na Carolina do Sul, o Trinity Baptist College, na Flórida, e uma série de instituições, principalmente batistas, em todo o país.

O Atlantic Union College perdeu seu credenciamento em 2011 pela incapacidade de manter a grande reserva financeira exigida pela New England Association of Schools and Colleges, agência que havia concedido a acreditação na época. Por conta disso, a faculdade oferece atualmente programas de certificação, como um curso de quatro meses voltado para a área de evangelismo.

Em 2014, a instituição contratou Avis Hendrickson como presidente e responsável por tentar reconquistar a acreditação.

“O Atlantic Union College é assumidamente uma instituição de ensino superior adventista”, frisa a administradora acadêmica da faculdade, Gina Brown. “Acreditamos que o Senhor nos permitirá conquistar a acreditação defendendo os padrões da Igreja Adventista do Sétimo Dia”, acredita.

Entenda

A acreditação é um meio de se avaliar periodicamente a educação superior, exigindo melhorias na qualidade do ensino. Diferentemente do Brasil, onde o grande agente regulador é o MEC (Ministério da Educação), nos Estados Unidos esse processo de avaliação da qualidade do Ensino Superior não é feito pelo governo. A acreditação é concedida por organizações privadas que recebem poderes para isso e cujos critérios de avaliação podem levar em conta, inclusive, fatores ligados às crenças religiosas no caso de instituições confessionais.

Para que uma instituição ofereça cursos superiores nos Estados Unidos, ela necessita ter a licença válida em um dos 50 estados norte-americanos. Entre outros fatores, essa certificação é um pré-requisito para o funcionamento de cursos universitários e uma condição para que tanto as instituições quanto os estudantes recebam recursos dos governos estaduais e federal. [Da redação / Com informações da Adventist Review]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.