Abril de 2015

4 minutos de leitura

GENTE

Pioneirismo

Painel-gente-pioneirismo-Orlando-Ritter-creditos-Marcio-TonettiA atuação do professor Orlando Rubem Ritter na educação adventista e seu pioneirismo no ensino do criacionismo no país renderam-lhe homenagens prestadas no Unasp, campus São Paulo. Ao longo de 60 anos, Ritter participou da formação de mais de mil pastores e 900 professores. Sua história como educador é relatada na autobiografia O Professor: Sessenta Anos Educando Gerações, recém-lançada pela CPB. No campo do criacionismo, ele inspirou a fundação da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB). Na época, as apostilas Estudos em Ciência e Religião, de sua autoria, eram um dos poucos materiais disponíveis em português. Neste ano, essa apostila foi reeditada no formato de livro pela SCB. Um presente que ele recebe aos 90 anos de idade.

Batismo de um centenário

homem_de_110_anos_batizado_na_guatemala

Um homem de 110 anos de idade e a esposa, de 98, foram batizados na Guatemala. Joaquin Tzoc e Petronilla moram em San Andrés Sajcabajá, uma região montanhosa na fronteira com o México. Ele é considerado uma das pessoas mais idosas que desceram ao tanque batismal na história adventista.

Aliança duradoura

65_anos_de_casados

Poucos casais chegam aos 65 anos de união (bodas de ferro), como Carlos e Francisca Costa Alcantarino, moradores de Nova Cidade, em Manaus (AM). No dia 8 de março, eles celebraram a data com a família. Tão longeva quanto a vida a dois é a relação deles com Deus. Adventistas há 63 anos, eles também continuam comprometidos com a igreja e a missão.

 

 

FATOS

Palácio de Herodes

Fotolia_62264433

Após 15 anos de escavações, arqueólogos acreditam ter encontrado as ruínas do palácio de Herodes. O possível palco do julgamento de Jesus fica no complexo da chamada Torre de Davi. Em entrevista ao jornal Washington Post, Shimon Gibson, professor de arqueologia da Universidade da Carolina do Norte, afirmou que os relatos arqueológicos, históricos e religiosos apontam para esse lugar. O suposto local do julgamento de Jesus deve se tornar um novo ponto de visitação para cristãos de todo o mundo e já está aberto para passeios guiados.

Desbravadores no Egito

Batismo-de-Desbravadores-Egito-1

No dia 7 de março, o clube de desbravadores Pioneiros do Nilo, do Egito, comemorou um ano de existência. A ocasião foi celebrada com a cerimônia de investidura dos integrantes. Para completar a festa, quatro juvenis foram batizados. O primeiro clube da história de mais de 100 anos da Igreja Adventista no Egito tem sede em Gabal Asfar, no entorno da capital Cairo, e é liderado pelo casal de brasileiros Marcos e Ana Paula Lima.

Investidura-de-desbravadores-no-Egito-2

Em defesa do casamento

Fotolia_70337117

A liderança mundial adventista protocolou uma petição na Suprema Corte dos Estados Unidos buscando garantir proteção legal às denominações religiosas caso as uniões homoafetivas sejam legalizadas em todo o país, um desejo do governo Obama. Atualmente, os estados de Ohio, Michigan, Tennessee e Kentucky proíbem o casamento gay. A decisão da Suprema Corte está prevista para junho. Os líderes da igreja temem que uma decisão ­pró-homossexuais possa abrir precedentes para que organizações religiosas sejam obrigadas a realizar cerimônias contrárias às suas crenças.

EVENTOS

Mais colportores

foto-encontro-lideres-de-colportagem-2015-na-CPB O número de colportores tem aumentado na América do Sul, especialmente universitários. Só para se ter uma ideia, 50% dos estudantes no mundo que vendem literatura nas férias atuam por aqui. Em 2014, em alguns internatos brasileiros, houve um aumento de 40% no número de alunos envolvidos com esse ministério. Os dados foram apresentados durante o Encontro Nacional de Líderes de Publicações, que reuniu 90 pessoas na CPB, nos dias 9 a 11 de março. O encontro teve a participação de Howard Faigao, líder mundial do ministério.

Jubileu de prata

culto_da_mata-25_anos

O “Culto da Mata” do Unasp, campus São Paulo, completou 25 anos. A celebração reuniu 3 mil pessoas, nos dias 27 e 28 de fevereiro. O projeto foi criado com o propósito de promover reavivamento espiritual. Alunos, professores e membros da comunidade se reúnem nas madrugadas de domingo no “templo verde”, um espaço ao ar livre no campus dedicado para as orações. Grandes líderes da igreja frequentaram as reuniões, como o pastor Erton Köhler, que aconselhou: “A igreja precisa multiplicar a ideia do Culto da Mata, pois precisamos mais do poder dessas orações.”

DATAS

3 de março

Em 1915, há cem anos, por volta das 10 horas, Ellen White teve sua última visão, destinada especialmente aos jovens. O filho dela, William, registrou as palavras ditas lentamente por sua mãe. A preocupação dela era que os jovens entendessem a justificação pela fé, que tivessem livros que os estimulassem a abrir a Bíblia e que se sentissem privilegiados pelo chamado à missão. A mensagem foi publicada em Fundamentos da Educação Cristã, p. 547-549.

22 de março

foto-flash-mob-creditos-Ayanne_Karoline

Às vésperas do Dia Mundial da Água, estudantes de Vitória (ES) usaram a criatividade para conscientizar quem circulava pelo calçadão de uma das principais praias da capital. Eles alertaram sobre o problema do desperdício de água por meio de um flash mob. A ação ganhou repercussão nos principais veículos de comunicação da cidade. Já em Viamão (RS), alunos de escolas adventistas distribuíram folders juntamente com copos de água mineral na comunidade.

infografico-Painel-numeros-abril-2015

 

OLHAR DIGITAL

Check-up online

chek-up_online

Um sistema que vem sendo usado por adventistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais permite que o usuário faça uma avaliação rápida da própria vida. Ao responder a um questionário pela internet, as pessoas recebem por e-mail uma análise com os itens que necessitam ser priorizados e indicações de materiais que podem ajudá-las nesse objetivo. O site pactodeamor.com.br/diagnostico está disponível também para tablets e smartphones.

Legado na web

videos-Ellen-White

Como parte das atividades do projeto “100 Anos Celebrando um Legado de Fé”, a igreja na América do Sul preparou vídeos que mostram curiosidades e fatos interessantes sobre a vida e obra de Ellen White. As produções, que contam com a participação de diretores do White Estate (EUA), podem ser acessadas no endereço: www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia/blog.

Sexualidade em pauta

Serie-eu-penso-assim

Os primeiros episódios da série Eu Penso Assim já circulam pela internet. Em vídeos de quatro minutos, um grupo de jovens discute sobre sexualidade com um pastor. O programa é produzido pela sede adventista sul-americana. Para visualizar a página, acesse http://adv7.in/xB.

Agenda virtual

agenda-ULB-painel

A agenda da Igreja Adventista em Sergipe e na Bahia ganhou versão para dispositivos móveis. O app Agenda Campos ULB está disponível para Android e iOS. Além das datas dos principais eventos, a ferramenta traz estatísticas, mapas e contatos de líderes da igreja na região.

FRASES

“Falta-me fé para ser ateu, mas sobram-me razões para ser cristão.”

Marcos_Eberlin-encontro-de-criacionismo-Unasp-2015

Marcos Eberlin, químico e professor da Unicamp, em palestra no Encontro de Criacionismo do Unasp, campus São Paulo

“Você é dono da sua decisão e da sua vontade. A decisão que você toma se transforma no caminho em que você anda e no destino que você cria.”

frases-martin-kuhn
Martin Kuhn, coordenador do curso de Comunicação Social do Unasp, falando no encontro da Agremiação Gaúcha de Universitários, em Porto Alegre (RS)

Fontes: Ayanne Karoline, Andrew McChesney (Adventist Review), Bianca Lorini, Carolyn Azo, Felipe Lemos, Francis Matos, Gislaine Westphal, Jefferson Paradello, Jéssica Guidolin, Márcio Tonetti, Rádio Vaticano, Rosemeire Braga, Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), Ruth C. Moon (Christianity Today), 2015 World Press Freedom Index (index.rsf.org), Washington Post e Wendel Lima.

Fotos: Márcio Tonetti, divulgação Divisão Interamericana, arquivo pessoal, Fotolia, William de Moraes e Jurandir Ferreira. 

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.