Missão com propósito

3 minutos de leitura

O sonho de participar de uma nova realidade passa pelo projeto missionário de Deus

contentA missão está no coração de Deus. Ele é o maior missionário do mundo, sempre em busca de pessoas para o reino. Não é um missionário de escritório, mas das ruas, avenidas, cidades, selvas e praias. Deus vai aonde as pessoas estão para que elas estejam onde ele está. Deus investiu tudo na missão, dando o que tinha de melhor. Conforme disse um grande apóstolo em terras africanas, David Livingstone, “Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário”, o melhor de todos, o mais inspirador, o modelo definitivo.

E Cristo passou esse legado a você ao dizer: “Vá!” Você já teve a curiosidade de observar o tema recorrente no fim dos quatro evangelhos e no início de Atos? É a missão pelo poder do Espírito. Para comprovar, leia Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-20; Lucas 24:48, 49; João 20:21, 22; Atos 1:4-8. Se “todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário”, conforme disse Ellen White (Serviço Cristão, p. 9), você não tem a opção de não se envolver.

O propósito de Cristo é alcançar o mundo inteiro por meio de nós, o que inclui as 305 etnias indígenas do Brasil, como retrata a matéria de capa desta edição. Para escrevê-la, o editor Márcio Tonetti passou alguns dias na região central do país, visitando índios e constatando o que o evangelho pode fazer na vida das pessoas dos lugares mais remotos. Mesmo tendo que mudar a rota e rodar centenas de quilômetros a mais, na companhia do pastor Miraldo Fag-tanh Oliveira, devido a um bloqueio das estradas, o que forçou a troca de voo, Márcio voltou feliz por ver que a missão está conquistando novas fronteiras.

Antes de enviar você para a missão, Deus deu provas de que é o maior missionário

Ao anunciar seu plano para a evangelização do mundo (Mt 28:18-20), Jesus sugeriu seu escopo inclusivo, marcado pela repetição das palavras “todas/todos”: (1) ele tem toda autoridade, (2) em todos os lugares (Céu e Terra), (3) para fazer discípulos de todas as nações, (4) batizando-os no nome de todas as pessoas da Divindade, (5) ensinando todas as coisas e (6) tendo sua presença e seu poder durante todos os tempos.

Na visão de Jesus, a missão deveria ter início em Jerusalém, alcançar a Judeia, passar por Samaria e chegar aos “confins da Terra” (At 1:8). Note o alcance cada vez maior do empreendimento, mostrando que Deus deseja incluir todos no seu círculo de amor. Essa ampliação do olhar missionário também ocorreu no início do movimento adventista, o que indica que o Espírito sempre amplia os horizontes.

Naturalmente, para cumprir a missão, precisamos estar cheios do Espírito Santo, tema de outra matéria desta edição. O Espírito cruza fronteiras, constrói pontes, conecta pessoas, capacita os missionários, purifica os motivos, potencializa as iniciativas, transforma o ambiente e torna Cristo real. Missão sem o Espírito é o mesmo que pipa sem vento, lâmpada sem energia, carro sem combustível. Ao contrário, quando o Espírito age, coisas espetaculares acontecem.

Muitos sonham com a vinda de Cristo e o início de uma nova realidade. Porém, não se envolvem com a coisa mais óbvia para que isso aconteça. Ora, Jesus não voltará enquanto a salvação não for anunciada a todos os povos. O clímax da história depende da missão: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24:14). A boa notícia é que isso acontecerá quer participemos, quer não. A palavra “será” mostra que o sucesso da missão é incondicional.

Quando os discípulos quiseram discutir sobre o futuro em seu último encontro com o Mestre (At 1:6-8), Jesus dirigiu o foco para o poder do Espírito Santo e o tema da missão. “Não lhes compete saber os tempos [chronoi, tempo no sentido cronológico] ou as datas [kairoi, tempo no sentido qualitativo, com ênfase no que vai acontecer] que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade [exousia]”, ele disse. Então acrescentou: “Mas receberão poder [dynamis, força, capacidade] quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas [martyres, aqueles que confirmam o que viram] em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da Terra.” [Imagem: Fotolia] Participe da missão de Deus e seus sonhos serão realizados mais cedo!

MARCOS DE BENEDICTO é editor da Revista Adventista

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.