TV Novo Tempo exibe série especial sobre meio ambiente no mês de junho

3 minutos de leitura

Uso dos recursos naturais, sustentabilidade e reciclagem serão alguns dos temas abordados pela emissora na programação

TV-Novo-Tempo -exibe-serie-especial- -sobre-Meio-Ambiente-no-mes-de junho-2
Estudantes de escola adventista de Recife desenvolvem projeto com o objetivo de ajudar na limpeza das praias.

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data serve para lembrar que preservar os recursos naturais e respeitar o planeta tratam-se de gestos importantes e necessários. Com esse propósito, o programa Educação, da TV Novo Tempo, produziu uma série especial sobre o assunto, que será exibida em três episódios ao longo do mês de junho. Os programas devem tratar da água e dos recursos naturais, sustentabilidade e reciclagem. A série foi gravada em 9 cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, e retrata que, mesmo com realidades regionais tão diferentes, a consciência dos estudantes brasileiros sobre o respeito com a natureza pode ser bem parecida. Os programas vão apresentar de forma prática como esse assunto pode ser aprendido de forma eficaz dentro da sala de aula, sendo posteriormente levado para os lares e para o restante da sociedade.

Antenor Santos, coordenador do Curso de Ciências Biológicas do Unasp, campus São Paulo, é um dos entrevistados da série. Ao longo dos episódios, o especialista vai destacar a relação do ser humano com a ecologia e mostrar as problemáticas decorrentes dessa interação, como o descarte do lixo, a poluição de mares, rios e mangues e a má utilização dos recursos naturais. Em contraponto, vai abordar, de forma lúdica, formas alternativas de enxergar a natureza de forma sustentável e extrair verdadeiras lições através de exemplos práticos de consciência ambiental.

Um bem finito

Atualmente, 99% da água do planeta está distribuída entre oceanos, geleiras e calotas polares. O 1% que resta está nos rios, lagos e junto ao solo. Uma estimativa feita Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que, até 2030, 50% da população mundial, o equivalente a 4,5 bilhões de pessoas, vai ficar sem água potável. “Quando eu penso na água, que é um recurso findável e um bem importante, eu acho que a água vai continuar. O problema é que não será útil para o consumo. E como essa água também é utilizada para a produção de energia,  eu acredito que nós vamos ter que escolher entre produção de energia ou consumo”, alerta Antenor Santos.

TV-Novo-Tempo -exibe-serie-especial- -sobre-Meio-Ambiente-no-mes-de junho-4
Projeto em Tatuí (SP) conscientiza alunos sobre a importância de poupar água.
No primeiro programa da série exibida pela TV Novo Tempo, o foco será o consumo de água e energia. O episódio apresenta a realidade de duas escolas – uma em Tatuí (SP) e outra num bairro de Recife (PE). A primeira vai mostrar um projeto que visa a conscientizar sobre o uso racional da água. Já a segunda vai tratar de um programa eficaz de intervenção em relação a poluição de rios, mares e mangues.

Pensando nas próximas gerações

“Sustentabilidade é diferente de reciclagem. Reciclagem é o aproveitamento de materiais beneficiados para formar novos produtos. Às vezes a gente acha que tudo que é produzido pelas indústrias é reciclável. Mas só são considerados recicláveis os materiais que podem voltar ao seu estado original, como,  por exemplo, o papel. Se eu pegar o papel usado, eu posso torná-lo celulose novamente”, explica o professor Antenor Santos.

TV-Novo-Tempo -exibe-serie-especial- -sobre-Meio-Ambiente-no-mes-de junho-1
Internato adventista em Pernambuco ensina música a partir de instrumentos fabricados com materiais reutilizáveis.
No segundo e no terceiro programas da série na TV, os temas abordados serão sustentabilidade e reciclagem. O consumo consciente de energia elétrica como forma de preservar o planeta e diminuir os gastos domésticos é tema de estudos em uma escola em Recife (PE). Já em Gravatá, no mesmo estado, alunos de um internato aprendem música com instrumentos feitos a partir de materiais reutilizados. Além disso, uma escola feita de contêineres em Curitiba prova que dá pra ser ecologicamente correto e ensinar isso na prática. Além disso, uma campanha com reciclados que mobilizou uma escola na cidade de Campina Grande, no interior da Paraíba, mostra que reciclagem é uma nova possibilidade de enxergar aquilo que jogaríamos fora, transformando lixo em brincadeira e arte.

Horários de exibição

A série na TV começou a ser transmitida no dia 30 de maio. O programa Educação é exibido pela TV Novo Tempo todos os domingos, às 21h30. Os horários alternativos para assistir aos episódios ao longo da semana são: segunda (1h), terça (15h30), quarta (23h), quinta (17h30) e sábado (19h30). Para assistir à chamada da série e os programas já exibidos na TV, clique aqui. [Reportagem: Rebbeca Ricarte]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.