Primeiro templo da cidade

3 minutos de leitura

Mais de 30 anos depois dos primeiros esforços evangelísticos realizados em Cesário Lange (SP), igreja é inaugurada no município

Cerimônia contou com a presença do pastor Erton Köhler, presidente sul-americano da Igreja Adventista, líderes da União Central Brasileira, da Casa Publicadora Brasileira e autoridades locais.

A pacata cidade de Cesário Lange, no interior paulista, foi movimentada na tarde deste sábado, 9 de julho, pela presença de centenas de fiéis que para lá foram  prestigiar a inauguração do primeiro templo adventista do município. O prédio foi construído na Avenida Benedito Camargo de Barros, número 26, próximo à principal entrada da cidade. A expectativa é de que a existência de um templo próprio, numa localização privilegiada, marque uma nova fase do adventismo na região que concentra cerca de 17 mil habitantes.

As primeiras ações evangelísticas realizadas por membros da denominação no município remontam ao início da década de 1980. Na época, João Antônio Machado Almeida, conhecido como Jama, realizou os primeiros contatos com a população local por meio de cursos de como deixar de fumar, seguidos de séries evangelísticas. Ele relembra que, na época, a presença adventista em alguns municípios vizinhos também era insignificante. “Em Tatuí, por exemplo, onde hoje existem 14 igrejas, só havia uma, que reunia pouco mais de 60 pessoas”, recorda João, que hoje é um dos líderes da Igreja Central da cidade.

Segundo ele, devido a esse número reduzido de adventistas havia dificuldade de expandir a presença da igreja para outras cidades da região. No entanto, como lembra Jama, com a transferência da Casa Publicadora Brasileira (CPB) de Santo André para Tatuí, em 1985, o número de fiéis se multiplicou e surgiram lideranças que ajudaram a denominação a se estabelecer em várias cidades.

Influência da CPB

Cesário foi uma delas. Porém, a igreja se desenvolveu mais lentamente na cidade. Após a década de 1990, com a formação de um pequeno núcleo adventista, foram realizadas diversas ações no município por meio do Clube de Desbravadores e de outros programas sociais, como o que foi desenvolvido pela Igreja do bairro Jardim Wanderley, em Tatuí, com o objetivo de atender crianças.

A partir de 2012, o envolvimento do pastor aposentado Elion Paixão Matos ajudou a fortalecer o grupo, que hoje conta com aproximadamente 30 membros. Outras pessoas que participaram da história adventista no município também foram testemunhar o momento em que o templo abriu oficialmente suas portas para a comunidade. A maior representação foi da Igreja das Mangueiras, em Tatuí, que contribuiu com parte do valor para a construção do edifício.

Pastor José Carlos de Lima, diretor-geral da Casa Publicadora Brasileira, fala sobre a contribuição da editora.
Pastor José Carlos de Lima, diretor-geral da Casa Publicadora Brasileira, fala sobre a contribuição da editora.

Administradores e funcionários da Casa Publicadora Brasileira também compareceram. Em seu discurso, o pastor José Carlos de Lima, diretor-geral da instituição, agradeceu aos servidores da editora que trabalharam para que o prédio fosse concluído. Além da participação de vários funcionários da CPB na execução da obra, a editora também contribuiu financeiramente para que o sonho antigo de ter uma igreja na cidade se tornasse realidade.

“Louvamos a Deus pela visão missionária e expansionista da nossa editora”, elogiou o pastor Aurelino Ferreira, presidente da Associação Paulista Sudoeste, sede administrativa que também apoiou financeiramente o projeto, inclusive com a doação do terreno.

Além de contar com a presença do pastor Domingos José de Souza, presidente da igreja para todo o Estado de São Paulo (União Central Brasileira), e do tesoureiro do mesmo escritório, Elnio Freitas, o evento também recebeu autoridades políticas locais. Acompanhado da primeira-dama, Noeli Arruda, e da secretária de governo, Silvia Ricci, o prefeito de Cesário Lange, Ramiro de Campos, parabenizou a igreja por deixar “um presente de Deus para a cidade”. O chefe do Executivo, que também esteve presente no lançamento da pedra fundamental, no início deste ano, disse ainda que os adventistas já fizeram muito pelo município. “Em novembro do ano passado, quando a cidade foi atingida por um vendaval, recebemos a ajuda de muitos voluntários adventistas”, Campos relembrou. Ele ainda mencionou outros projetos realizados pela igreja, a exemplo de uma feira de saúde.

Incentivo à missão

Na mensagem que proferiu durante a cerimônia inaugural, o pastor Erton Köhler, presidente sul-americano da denominação, desafiou os membros da igreja a exercer um impacto ainda maior na região.

inauguração igreja 1
Número de pessoas que atenderam ao apelo final do batismo surpreendeu os presentes.

O pastor Erton incentivou a comunidade local a “nascer não como um novo templo, mas como uma igreja viva”. Ao expressar seu desejo de ver um templo em que os membros “entrem para adorar e saiam para salvar”, ele acrescentou: “Que esta igreja nasça pensando em se multiplicar!” Como destacou o líder, Cesário Lange “é um município aberto, com forte influência cristã”. Além da presença de várias igrejas evangélicas, é na cidade que estão sediadas a editora e o escritório nacional das Testemunhas de Jeová.

Como incentivo a essa visão missionária, a programação foi encerrada com quatro batismos. No momento do apelo, chamou a atenção o número de pessoas que foram à frente. Com o objetivo de atender esses interessados na mensagem adventista e ampliar a influência da igreja junto à população cesário-langense, líderes da União Central Brasileira e da CPB disseram que ainda neste ano será realizado um programa evangelístico forte na cidade. [Márcio Tonetti, equipe RA / Com fotos de William Moraes e Daniel de Oliveira]

VEJA OUTRAS IMAGENS DA INAUGURAÇÃO

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Camila Torres.