Dia da Secretária

2 minutos de leitura
A profissão exige tato, cordialidade, paciência, confidencialidade, organização, entre outras competências, mas, quando exercida com amor e dedicação, é recompensadora
Créditos da imagem: Fotolia
Créditos da imagem: Fotolia

Lembro-me como se fosse hoje de quando cheguei assustada no meu 1° dia de estágio. Na época, era estudante do 2° ano do magistério e havia conseguido uma vaga como aprendiz numa grande empresa, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Me apresentei à presidência a fim de receber as primeiras instruções. Nada sabia acerca da área administrativa, muito menos o que o futuro me reservava.

Essa oportunidade foi o que eu precisava para acender a lanterna e ver que eu também me interessava por rotinas administrativas e toda a dinâmica que a função requer. Dinâmica mesmo!

Dois anos depois, como não consegui a bolsa estudantil que precisava para ingressar em um internato, decidi prestar vestibular na minha cidade natal, Recife (PE), e fui aprovada. Ao ver meu nome na lista de aprovados, não fazia ideia de como Deus estava guiando os meus passos e me colocando numa profissão que sequer conhecia (no sentido amplo) e/ou sonhava exercer.

Abro parênteses para explicar que minha base profissional foi na área da educação. Aos 13 anos, por livre e espontânea vontade, comecei a trabalhar em uma escola como auxiliar de professor na Educação Infantil. Lá permaneci até os 19, quando conheci e me apaixonei pelos “papéis”.

Depois de concluir a graduação, o Senhor mais uma vez me surpreendeu, revelando o propósito pelo qual me havia chamado. Fui convidada para servir no departamento de Educação da sede da igreja que fica na região em que nasci, a Associação Pernambucana. Que alegria! Papel e educação: tudo que sempre sonhei. Mas era somente o início da minha jornada. A obra de Deus é imensa e sua criatividade não tem fim.

Assessorei outros departamentos da igreja, cada um com seus encantos e desafios. Os chefes, bem distintos uns dos outros, me apresentaram sabedoria, cordialidade e profissionalismo sem igual. Quantas pessoas especiais e testemunhos extraordinários pude conhecer!

Hoje, 14 anos depois de minha primeira experiência como secretária, relembro o que me motivou a cursar Secretariado Executivo: o privilégio de servir à causa de Deus. A profissão exige tato, cordialidade, paciência, confidencialidade, organização, entre outras competências, mas, quando exercida com amor e dedicação, é recompensadora. Em meu coração, 30 de setembro tem um celestial e real significado. Parabéns às minhas colegas pelo Dia da Secretária!

LUCIENE CARNEIRO atua como secretária do Educandário Espírito-Santense Adventista, localizado em Colatina (ES)

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.