Igreja perde um de seus mais influentes teólogos

1 minuto de leitura
Organizador do Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia morre aos 91 anos
Textos do Dr. Raoul Dederen continuam exercendo forte influência sobre teólogos adventistas, especialmente sua interpretação da humanidade de Cristo.

Raoul Dederen, um dos mais renomados e influentes teólogos adventistas, morreu na última segunda-feira, 24 de outubro, aos 91 anos. Ele vivia em Ann Arbor, Michigan (EUA).

Natural da Bélgica, Dederen iniciou sua carreira como pastor e professor de teologia no início da década de 1960. Depois de lecionar no Seminário Adventista de Collonges-Sous-Salève, na França, foi chamado para trabalhar no Seminário Teológico Adventista da Universidade Andrews, em Berrien Springs (EUA). Ali ele atuou como professor de teologia sistemática e histórica e reitor do seminário (1989-1991).

Depois da aposentadoria, em 1991, como professor emérito continuou assessorando o programa de doutorado em Teologia da universidade até 2001. Na Andrews, ele ministrou os principais cursos sobre a doutrina da revelação e inspiração, eclesiologia e Cristologia. Até hoje, seu pensamento continua exercendo forte influência sobre teólogos adventistas.

A doutrina da Igreja, ou eclesiologia, era particularmente uma paixão de Raoul Dederen. Durante as décadas de 1980 e 90, ele previu que a eclesiologia logo se tornaria um problema discutido no meio adventista. Assim, o teólogo encorajou seus colegas e alunos de doutorado a mergulhar no estudo da doutrina bíblica da Igreja.

Além de suas responsabilidades pedagógicas e administrativas, dedicou-se ao ministério de publicações. Escreveu artigos que foram publicados em inúmeros periódicos da igreja, a exemplo da revista Ministry, bem como em jornais e revistas acadêmicos. Também foi autor de dezenas de capítulos de livros. Porém, uma de suas maiores contribuições na área editorial foi a obra Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, da qual foi organizador.

“A influência do Dr. Dederen sobre a teologia adventista do sétimo dia não pode ser subestimada”, sublinhou Darius Jankiewicz, professor de Teologia Histórica e Presidente do Departamento de Teologia e Filosofia Cristã no Seminário da Universidade Andrews (EUA) em texto preparado em homenagem ao teólogo adventista.

“Perdemos um gigante da teologia da nossa Igreja. Ele possuía uma capacidade especial de nos levar ao estudo profundo das Escrituras e trazer ideias novas fora de passagens bíblicas familiares. Para muitos de nós, ele fará muita falta como colega, amigo e mentor”, também expressou o Dr. Jirí Moskala, atual reitor do Seminário. [Equipe RA, da redação / Com informações de Darius Jankiewicz, da Universidade Andrews]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.