A composição religiosa do novo Congresso dos EUA

2 minutos de leitura
Pesquisa mostra que número de parlamentares cristãos se manteve ao longo dos últimos 50 anos no país, mas que protestantismo vem perdendo força na Câmara e no Senado
Embora 99% dos Republicanos e 80% dos democratas se declarem cristãos, percentual de protestantes no Congresso dos EUA tem caído nas últimas décadas. Créditos:
Embora 99% dos republicanos e 80% dos democratas se declarem cristãos, percentual de protestantes no Congresso dos EUA tem caído nas últimas décadas. Créditos: Bill Clark/CQ Roll Call

O percentual de americanos que se descrevem como cristãos tem diminuído nas últimas décadas, mas o Congresso dos Estados Unidos é quase tão cristão quanto era no início dos anos 1960. É o que aponta um novo estudo do Pew Research Center, feito com base em dados compilados pela agência de pesquisas CQ Roll Call.

De acordo com o levantamento, 91% dos membros da 115ª legislatura, que teve início neste mês, se declaram cristãos. Em 1961, no contexto do 87º Congresso, eles representavam 95%.

Divulgada no início deste mês, a pesquisa também mostra que o Partido Republicano continua sendo majoritariamente cristão (99%). Dos 293 republicanos eleitos, apenas dois são judeus.

Já entre os democratas a diversidade religiosa é maior. Dos 242 membros do partido, 80% se declaram cristãos. Nos 20% restantes há 28 judeus, três budistas, três hindus, dois muçulmanos, um unitário-universalista e um sem filiação religiosa.

Por outro lado, o estudo aponta que o Congresso dos EUA se tornou muito menos protestante ao longo do tempo, o que reflete a tendência de perda de identidade do protestantismo no país como um todo. A porcentagem total de protestantes caiu de 75% em 1961 para 56% atualmente. Em contrapartida, no mesmo período, a participação dos católicos passou de 19% para 31%.

Dois terços dos republicanos no novo Congresso (67%) são protestantes, enquanto 27% são católicos. A divisão entre protestantes e católicos é mais significativa entre os democratas: 42% são protestantes e 37% são católicos.

The religious makeup of the 115th Congress
Infográfico mostra a composição religiosa da equipe que compõe o 115º Congresso dos Estados Unidos. Créditos: Pew Research Center

Uma análise mais estratificada também mostrou como as duas maiores influências religiosas (protestantismo e catolicismo) no Congresso norte-americano estão distribuídas na Câmara e no Senado. Segundo o centro de pesquisas Pew, ambas as casas legislativas têm maioria protestante (58% no Senado e 55% na Câmara). No caso da Câmara, o grupo protestante mais numeroso é o dos batistas, enquanto no Senado presbiterianos e luteranos compõem a maior parte.

No que diz respeito à presença de adeptos do catolicismo, eles representam um terço dos membros da Câmara (33%) e cerca de um quarto do Senado (24%).

Outro objetivo da pesquisa foi comparar dados da pesquisa sobre a composição religiosa do Congresso com o de outras pesquisas envolvendo a população em geral. A partir do cruzamento de informações, foi possível concluir, por exemplo, que alguns grupos religiosos, incluindo protestantes, católicos e judeus, têm maior representação no Congresso do que na população em geral. Os judeus, por exemplo, representam 2% da população adulta dos EUA, mas respondem por apenas 6% do Congresso. Já outros grupos – incluindo budistas, mórmons, muçulmanos e cristãos ortodoxos – estão representados no Congresso em proporção aproximadamente igual à sua parcela do público norte-americano.

O grupo que mais notavelmente está sub-representado é o dos sem filiação religiosa. Embora 23% dos habitantes dos EUA se incluam nesse segmento, no Congresso há somente um membro que se declara religiosamente não afiliado (0,2%). [Equipe RA, da redação / Com informações de Aleksandra Sandstrom, do Pew Research Center]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.