Acampamento seguro

1 minuto de leitura
Saiba como evitar acidentes nos retiros espirituais durante o recesso de carnaval

Milhares de pessoas se preparam para participar dos tradicionais retiros espirituais durante o recesso de carnaval. Pensando nesse público, a Adventist Risk Management (ARM) Sul-Americana desenvolveu uma campanha voltada para quem irá passar o período longe da folia.

De acordo com a corretora de seguros da Igreja Adventista, os problemas mais comuns nesse tipo de evento são as quedas e torções. Porém, casos mais graves, como afogamentos e acidentes envolvendo carros e ônibus dos retirantes, também são registrados.

Neste ano, foram enviados 16 mil DVDs e manuais para todos os templos adventistas de oito países do continente. A ideia é motivar os organizadores a apresentar o vídeo antes do início da programação. As dicas de segurança também foram divulgadas nas redes sociais.

ASSISTA AO VÍDEO

As recomendações incluem:

  • Beber muita água. Para se manter hidratado, leve sempre uma garrafinha e faça uso do líquido ao longo de todo o dia;
  • Tomar cuidados em ambientes como piscinas. Evite “brincadeiras” como simular afogamento ou forçar a cabeça de um amigo para dentro da água, bem como correr e pular em volta desses ambientes escorregadios. Depois das refeições, espere pelo menos duas horas para entrar na água, a fim de evitar desconforto gástrico ou outras complicações. Outro lembrete: é indispensável a presença de um adulto quando as crianças estiverem na piscina;
  • Usar protetor solar em todas as atividades;
  • Se proteger durante a vigem. Dentro do ônibus, não coloque os braços ou outra parte do corpo para fora do veículo. Lembre-se também de usar o cinto de segurança. Ele é obrigatório inclusive no transporte coletivo rodoviário.

A seguradora também orienta os organizadores dos retiros a realizar o Seguro de Excursões, que proporciona cobertura em casos de acidentes pessoais durante o percurso ou no decorrer do evento (para saber como contratar o seguro, clique aqui). [Equipe RA, da Redação / Com informações de Thayanne Braga, da ASN]

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.