Para o seu filho ler

2 minutos de leitura
No Dia Nacional do Livro Infantil, conheça uma obra para inspirar mentes em formação
Créditos da imagem: Daniel de Oliveira

A leitura de histórias reais influencia, comove e motiva. Ao aprender sobre a vida de pessoas ilustres, a criança se depara com novos costumes, opiniões diferentes, posturas positivas e negativas e, por conta disso, amplia sua visão de mundo. Nesse tipo de literatura, os conteúdos são contextualizados a partir de fatos reais e adaptados à linguagem infantojuvenil. Isso faz com que a criança aprenda com maior facilidade conceitos típicos do universo adulto, de um jeito simples e prático.

Se as histórias forem de homens e mulheres chamados para transmitir o conteúdo da salvação, a influência positiva nas crianças é ainda maior. Essa é a proposta do livro A Turma dos Profetas, de Eduardo Rueda, recém-lançado pela CPB. A obra resume a vida de pessoas que comunicaram mensagens especiais de Deus. Além de dar detalhes importantes da história de profetas conhecidos, como Moisés e Daniel, A Turma dos Profetas apresenta a biografia de mensageiros pouco conhecidos, como Ageu, Oseias e Sofonias, retrata a trajetória de profetas quase não mencionados em livros infantis, como Ágabo, Aías e Gade, e não deixa de fora as mulheres que foram mensageiras do Senhor. O último capítulo apresenta a história do chamado de Ellen White e o resumo do ministério profético que ela exerceu.

Além disso, a obra ensina as características de um profeta verdadeiro, menciona profetisas e profetas que não foram fiéis e traz importantes insights sobre a vida de cada um dos profetas mencionados.

Refletindo sobre o trabalho profético, em A Turma dos Profetas, o autor diz: “Nem sempre a vida é fácil para aqueles que seguem a Cristo e vivem de acordo com a Palavra de Deus.” Eduardo Rueda aproveita o relato da vida cheia de desafios, lutas e vitórias espirituais dos profetas para transmitir uma mensagem de encorajamento aos leitores: “O Senhor Jesus estará sempre ao seu lado. Ainda que seja necessário morrer por amor a Cristo, Ele vai ressuscitá-lo no dia de Sua volta. Nunca se esqueça: seja fiel a Deus, aconteça o que acontecer.”

Outro aspecto a ser destacado no livro é sua preocupação em direcionar a mente dos leitores para a Palavra de Deus. “Se você quiser conhecer mais detalhes sobre essas histórias, leia o livro de Daniel, na Bíblia. Procure seguir o exemplo de Daniel e seus amigos, e compartilhe com outras pessoas o que você tem aprendido sobre o amor de Jesus”, Rueda afirma.

Autor procura familiarizar os leitores com personagens bíblicos. Créditos da imagem: Daniel de Oliveira

A obra tem 80 páginas, distribuídas em 22 capítulos curtos, com várias referências que incentivam a consulta à Bíblia e a outros livros. As histórias são enriquecidas com detalhes surpreendentes e elucidativos.

Colorido, bem ilustrado e impresso com um tipo de fonte adequada à faixa etária do público-alvo, A Turma dos Profetas é leitura indispensável para meninos e meninas que desejam conhecer, de maneira criativa, a vida de importantes mensageiros de Deus ao longo da história.

O autor, Eduardo Rueda, é pastor e mestrando em teologia. Desde 2012, trabalha como editor na Casa Publicadora Brasileira, onde exerce atualmente a função de editor de livros. Além de A Turma dos Profetas, ele também escreveu Mapa do Tesouro.

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.