Fortalecendo o coração da igreja

2 minutos de leitura
Dicas para dinamizar as classes da Escola Sabatina e incentivar o contato diário dos membros com o guia de estudos da Bíblia
Ilustração: Tiago Lobo

A Escola Sabatina é o coração da igreja! Para fortalecer esse coração, dinamizando o estudo e a recapitulação, a Lição da Escola Sabatina está passando por um processo de adaptação. As perguntas estão sendo diversificadas, possibilitando maior interação da classe e facilitando a participação dos alunos. Em muitos casos, as perguntas são acompanhadas por alternativas (escolher entre falso ou verdadeiro, relacionar colunas, preencher espaços em branco, marcar a resposta correta, etc.). Dessa maneira, o estudo e a recapitulação da lição podem ser mais significativos.

Tendo em mente esse propósito, o que você pode fazer para que o coração da igreja bata com mais força em sua classe da Escola Sabatina? Anote algumas sugestões práticas: (1) Promova em sua igreja o Projeto Maná, de modo que todas as pessoas tenham sua assinatura da lição. (2) A cada trimestre, realize em sua igreja uma oração especial de dedicação das lições e dos alunos, bem como a assinatura do cartão de compromisso impresso na contracapa da lição. (3) Nas casas dos alunos, realize encontros da classe da Escola Sabatina em pequenos grupos, para aprofundar os relacionamentos, alcançar novas pessoas e estudar a Bíblia. (4) Incentive os anciãos e líderes de sua igreja a participar de uma classe da Escola Sabatina. (5) Planeje com antecedência o estudo e a recapitulação da lição. Distribua tarefas a cada um. Depois, combine os detalhes com a classe. Isso pode ser feito no momento da Escola Sabatina, em alguma reunião específica sobre esse assunto, nas reuniões de pequenos grupos da classe ou, por meios eletrônicos, como redes sociais, telefone e aplicativos de mensagens instantâneas.

Para as perguntas tradicionais, sem alternativas de respostas e que exijam uma resposta dissertativa, continuaremos apresentando sugestões para ajudar os alunos. No entanto, a metodologia será diferente. Em lugar de apenas oferecer respostas, daremos também orientações e estratégias didáticas para que a classe encontre as respostas.

Créditos da imagem: André Brunelli / Fotolia

Quais são os objetivos desse método? (1) Motivar os alunos a estudar a lição diariamente, tendo em vista a comunhão com Deus e a participação que terão na classe a cada semana. (2) Promover um estudo bíblico mais sólido, focalizando o conhecimento mais profundo e a reflexão pessoal sobre a Palavra de Deus. (3) Permitir que os professores perguntem mais e ouçam mais, e que os alunos se envolvam mais na recapitulação da lição. (4) Desenvolver talentos e formar novos professores da Escola Sabatina. (5) Estimular encontros adicionais da classe da Escola Sabatina, fortalecendo assim os relacionamentos. (6) Tornar a Escola Sabatina mais dinâmica e atrativa para os amigos da igreja, alcançando assim mais pessoas para Deus. (7) Facilitar o ministério dos professores da Escola Sabatina.

Oramos a Deus para que você e sua classe da Escola Sabatina respondam a esse desafio com muita fé e dedicação, e que o Senhor realize milagres por meio da sua vida.

ANDRÉ OLIVEIRA SANTOS é pastor e trabalha como editor da Lição da Escola Sabatina dos Adultos

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.