Companhia para o início de 2018

3 minutos de leitura
Veja o que você pode encontrar nos livros do Curso de Leitura do próximo ano

Se o livro é um bom companheiro, apresentamos a seguir cinco títulos que poderão acompanhar você e sua família no início de 2018. A seleção do Curso de Leitura preparada pela igreja e a CPB para o próximo ano inclui orientações sobre saúde para adultos e crianças, biografias inspiradoras para desbravadores e histórias de transformação e proteção para os jovens e universitários. Vamos aos títulos.

Aventureiros (6 a 9 anos)

A obra Meu Primeiro Livro de Saúde (64 p.), de Julie McPherson, incentiva as crianças a adotar um estilo de vida saudável, para que possam ser felizes e ter saúde e bem-estar por muito tempo. Entre os segredos apresentados, estão as práticas de ingerir bons alimentos, beber bastante água, fazer exercícios físicos, dormir o suficiente para descansar e restaurar o corpo e a mente, tomar banho de sol em horários regulares e adequados, buscar lugares em que se possa respirar ar puro, ter equilíbrio em todos os aspectos da vida e manter a confiança em Deus. São oito maravilhosos remédios disponíveis a qualquer pessoa.

Desbravadores (10 a 15 anos)

O livro Vaso de Barro (176 p.), de Neila D. Oliveira, conta a história de Anna Beatrice, uma adolescente muito esperta, criativa e que gosta de descobrir coisas novas. Ela só não imaginava que sua descoberta mais extraordinária começaria exatamente num funeral e que sua vida nunca mais seria a mesma depois daquele acampamento em Richmond. Contando com a ajuda de seu amigo Gary, Anna faz uma viagem no tempo para reunir todas as informações possíveis que a ajudarão a entender como uma mulher quase sem instrução formal foi capaz de transmitir mensagens tão poderosas e úteis para todas as épocas. Os juvenis e adolescentes conhecerão Ellen G. White de um jeito novo e surpreendente.

Jovens (16 a 35 anos)

A autora de Ouse Pedir Mais (336 p.), Melody Mason, nasceu em lar cristão, mas tinha uma vida de mornidão espiritual. Hoje, ela tem como missão ajudar as pessoas a desenvolver uma caminhada genuína com Deus. Em seu livro, Melody mostra de forma clara e incisiva não apenas o poder de uma vida de oração, mas aponta a oração como uma forma íntima de adoração a Deus e um meio para vencer as tentações, as provações e as falhas de caráter.

Revisitando conselhos de Ellen White e a Bíblia, a autora apresenta passos práticos para o cristão construir sua fortaleza espiritual. Ela enfatiza a importância da obediência, da consagração e do estudo das Escrituras como fios condutores que Deus usa para aperfeiçoar nosso caráter e aumentar nossa fé.

Universitários

Na mesma linha de livros como Se Meu Povo OrarO Retorno da Glória, e A Revolução do EspíritoUm Milagre Após o Outro (208 p.) conta a fantástica história de Pavel Goia, um adventista que viveu na Romênia durante o regime comunista e foi desafiado a permanecer fiel a Deus em meio a circunstâncias nada favoráveis. Aprendendo com seu pai a forma ideal de orar e a depender de Deus para uma resposta, Pavel pôde testemunhar das maravilhas que Deus é capaz de fazer na vida daqueles que buscam unicamente Sua glória. Relatando suas experiências como adolescente, empresário e, depois, como pastor, o livro conta as maneiras que Deus usou para livrar Pavel de situações em que uma saída parecia impossível. Com livramentos de tirar o fôlego, a obra escrita por Greg Budd desafia o leitor a buscar uma experiência mais impactante com Deus.

Adultos

O livro Conselhos Sobre o Regime Alimentar é a obra mais completa de Ellen White sobre os princípios de uma alimentação saudável. Essa é uma compilação de textos que foram reunidos para um livro, organizado em 1926, que seria utilizado inicialmente pelos estudantes de “medicina dietética” na Universidade de Loma Linda (EUA). Diante do grande interesse despertado pelo material, a obra foi ampliada e reeditada em 1938, com vasta distribuição.

Nesse livro, Ellen White apresenta os princípios práticos pelos quais todos podem desfrutar de boa saúde por meio da alimentação planejada por Deus para o ser humano. “Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. Proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante” (p. 74).

Muito mais do que combater o uso da carne no dia a dia, a autora revela os perigos de uma alimentação artificial e requintada. Ela também destaca a profunda relação entre a alimentação e a espiritualidade. Trata-se de uma leitura indispensável para quem deseja ter o corpo fortalecido e a mente clara para os desafios cotidianos.

ADRIANA SERATTO é revisora; ARIANE OLIVEIRA, GLAUBER ARAÚJO E GUILHERME SILVA são editores de livros na CPB; e SUELI OLIVEIRA é editora da revista Nosso Amiguinho

(Publicado originalmente na edição de novembro de 2017)