O apóstolo do caminho

2 minutos de leitura
Livro ajuda a entender a passagem de Paulo por sete cidades do 1º século e como a jornada espiritual dele pode inspirar a nossa
Glauber Araújo

Conhecido como fariseu irrepreensível e perseguidor implacável, Paulo se transformou em um dos maiores propagadores da mensagem cristã durante os primeiros anos do cristianismo. Convertido por meio de uma experiência dramática, o inimigo dos cristãos se tornou o maior defensor do “Caminho” (At 9:2; 19:9, 23; 22:4).

Hoje, quase 2 mil anos após seu martírio em Roma, Paulo é considerado por muitos o maior teólogo e missionário de todos os tempos, tendo sua influência superada unicamente por Cristo. Ao descrevê-lo, Ellen White atestou que “o coração do apóstolo ardia em amor aos pecadores, e ele punha todas as suas energias na obra de ganhar as pessoas. Não existiu jamais um obreiro mais abnegado e perseverante” (Obreiros Evangélicos, p. 59).

Muitos dos versos bíblicos mais conhecidos e estimados por cristãos saíram da mente de Paulo. Suas palavras transformaram a vida de milhões e mudaram o curso da história. Gigantes da teologia como Agostinho, Martinho Lutero, João Wesley, Karl Barth e C. S. Lewis beberam de sua produção literária. Milhares de livros já foram escritos sobre o apóstolo, e muito ainda continua sendo descoberto e escrito a respeito de Paulo.

É por isso que a CPB lançou no fim do ano passado o livro De Tarso a Roma (2017, 112 p.). A obra do pastor, evangelista e educador neozelandês Rex D. Edwards descreve a impressionante jornada de Paulo, desde suas origens, em Tarso, até sua morte, em Roma. Conhecido por sua habilidade de relacionar descobertas arqueológicas contemporêneas e o mundo da Bíblia, o autor estruturou sua obra em sete capítulos que relatam a passagem do apóstolo por sete cidades da época: Damasco, Antioquia, Filipos, Bereia, Atenas, Cesareia e Roma.

O livro oferece uma descrição detalhada dos tempos em que Paulo viveu e as principais características das cidades por onde ele passou. A obra é enriquecida pelas contribuições de especialistas que dedicaram a vida para estudar o contexto em que Paulo viveu, bem como o pensamento e a influência do “apóstolo aos gentios”.

Contudo, a maior contribuição desta obra é o olhar pastoral que lança para a vida de Paulo. Vivemos quase dois milênios depois dos eventos relatados na Bíblia. Muito daquele cenário desapareceu. As religiões que predominavam na época se extinguiram. No entanto, as necessidades e os conflitos do ser humano continuam sendo os mesmos. Por isso, entender o processo de transformação e amadurecimento pelo qual Paulo passou é de extrema importância para aqueles que também sonham com a coroa incorruptível (1Co 9:25).

Trilhar o “caminho” não é fácil, porque envolve lutas e decepções, mas em Paulo encontramos o exemplo de alguém que prosseguiu para o alvo, em direção ao prêmio de sua soberana vocação em Cristo Jesus (Fp 3:14).

TRECHO

“Fé requer viver. É mais do que professar e entender a teologia. No fim, envolve compromisso com a vontade de Deus. A fé tem um conteúdo que enche a mente e move o coração até o momento em que a vida transformada se torna evidente. O objetivo da fé é a fidelidade a Jesus
Cristo” (p. 49).

GLAUBER ARAÚJO é pastor, mestre em Ciências da Religião e editor de livros denominacionais na CPB

(Resenha publicada originalmente na edição de fevereiro de 2018 da Revista Adventista)