O envelhecimento da população e da igreja

1 minuto de leitura
Compare as mudanças demográficas no Brasil com o aumento do número de adventistas idosos no país
Crédito: AdobeStock

Comemorado internacionalmente no dia 1º de outubro e no Brasil em 27 de setembro, o Dia do Idoso tende a se tornar uma data cada vez mais lembrada. Há alguns anos, o envelhecimento da população deixou de ser uma característica marcante apenas de países ricos. Estima-se que, em menos de 50 anos, um em cada cinco habitantes do planeta tenha mais de seis décadas de vida. No contexto brasileiro, se as taxas de crescimento continuarem no mesmo ritmo, é possível que até 2025 o país esteja entre os dez com a maior população de idosos. Entre 1991 e 2011, o número de pessoas nessa faixa etária duplicou, chegando a 23,5 milhões de pessoas. Se as projeções do IBGE se confirmarem, em 2050 haverá, pela primeira vez, mais idosos que crianças no Brasil.

Embora o envelhecimento da população tenha aspectos positivos, refletindo, por exemplo, a melhoria nas condições de vida, por outro lado é inegável que o fenômeno desperta preocupação e gera novas necessidades. De olho nas tendências demográficas, a sede sul-americana da denominação votou, em maio de 2016, a criação do Ministério da Terceira Idade, que nasceu vinculado à Associação Ministerial. Confira alguns indicadores que mostram o envelhecimento da população e da igreja.

Arte: Eduardo Olszewski

Fontes: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2011), Censo Demográfico (2000 e 2010), Projeção da população do Brasil por sexo e idade 1980-2050 (IBGE), Fundo de Populações das Nações Unidas, Departamento de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa da Igreja Adventista (2016), Secretaria da Divisão Sul-Americana (2016), “Centenários no mundo: uma visão panorâmica” (PUC-SP), Pew Research Center (2015), Annual Statistical Report (2015)

VEJA TAMBÉM

O perfil do adventista brasileiro

Última atualização em 5 de outubro de 2018 por Márcio Tonetti.