Potencialize seu testemunho

2 minutos de leitura
Bíblia Missionária traz conteúdo em realidade aumentada e outros recursos para facilitar o ensino individual e coletivo das Escrituras
Fernando Dias
Foto: Divulgação

Você vai à casa de um irmão da igreja. Ali encontra familiares e amigos dele que não são adventistas. Vocês começam a conversar sobre os problemas de cada um e, espontaneamente, o assunto acaba em religião. Deus parece soprar em seu ouvido que aquele encontro pode se transformar numa reunião de pequeno grupo. Depois de retrucar mentalmente, você ouve a resposta divina: “Sim! Aqui e agora!”

LEIA TAMBÉM

Nova Bíblia Missionária conta com aplicativo que ajuda o leitor a visualizar imagens e símbolos do Apocalipse através de “realidade aumentada” e animações em 3D

Imediatamente você toma sua Bíblia Missionária e procura no índice um roteiro de encontro para pequeno grupo com um tema adequado para o momento. Após ler para os presentes o texto bíblico introdutório, você faz as perguntas para discussão e reflexão. As pessoas opinam e perguntam. Você termina o encontro orando pelas necessidades de cada um. Na prática, ocorreu uma reunião de pequeno grupo de amigos para estudar a Palavra de Deus.

No fim do encontro, alguém procura você e revela ter curiosidade sobre o livro do Apocalipse. Você não é um especialista em profecias, mas não se intimida e oferece para ele o curso bíblico “Apocalipse: Revelações de Esperança”. Mesmo sem ter muito conhecimento prévio sobre o assunto, você entrega a ele regularmente uma lição impressa do curso e complementa o conteúdo com base nas informações adicionais da Bíblia Missionária. Basta ler a primeira pergunta de cada lição nas duas últimas páginas da Bíblia Missionária, procurar a passagem indicada, e ler a nota explicativa junto à passagem e a próxima pergunta do estudo.

Por causa de sua linguagem simbólica, nada melhor do que estudar o Apocalipse com a ajuda de recursos visuais. Por isso, você toma um smartphone, baixa gratuitamente o aplicativo Apocalipse RA (para Android e iOS, no Google Play e App Store, ou em apocalipse.com/app), e, por meio desse recurso, mira a câmera do celular nos desenhos quadriculados que estão no guia de estudo do aluno e na Bíblia Missionária. Por meio da tecnologia de realidade aumentada, vocês veem pela tela do smartphone, em animações em 3D, os anjos tocando trombetas, o santuário celestial, a cidade santa e as bestas do Apocalipse, além de outras visões detalhadas no estudo. Se seu amigo faz uma pergunta difícil, também não é problema. Há no material notas esclarecendo as passagens de interpretação mais controvertida.

Bíblia Missionária é leve e fácil de manusear (mede 14 × 21 cm), e está disponível em capa dura ou flexível (luxo). Os cursos bíblicos “Ouvindo a Voz de Deus” (com 27 lições sobre temas doutrinários) e “Apocalipse: Revelações de Esperança” (versão reformulada, com 21 lições, do experimentado “Seminário Revelações do Apocalipse”) estão dispostos em cadeia ao longo da Bíblia. Roteiros para reuniões de pequenos grupos, notas sobre textos controvertidos, diagramas, tabelas, mapas e cronologia complementam os recursos do material.

Enfim, nunca foi tão fácil instruir seus amigos e familiares com base na Bíblia e “apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade” (2Tm 2:15).

FERNANDO DIAS é pastor e editor dos livros de Ellen G. White na CPB. Ele foi um dos editores da Bíblia Missionária

(Resenha publicada na edição de janeiro de 2019 da Revista Adventista)

Última atualização em 7 de fevereiro de 2019 por Márcio Tonetti.