Proteção e resgate

2 minutos de leitura
Programa de universidade adventista da Jamaica afasta jovens da criminalidade e oferece oportunidades aos mais vulneráveis
Iniciativa foi reconhecida pelo ministro da Segurança da Jamaica, Horace Chang (à esq.), que participou da conferência sobre o papel da religião na prevenção do crime, ao lado de Lincoln Edwards (ao centro), presidente da Northern Caribbean University, e Charlene Sharpe (à dir.), vice-presidente associada da instituição. Foto: NCU

Tirar da criminalidade os jovens e oferecer aos mais vulneráveis a oportunidade de acesso ao ensino superior é o objetivo do programa RESCUE, desenvolvido desde 2016 pela Northern Caribbean University (NCU). A instituição adventista caribenha já investiu mais de 800 mil dólares em 75 estudantes, incluindo ex-membros de gangues, meninas que foram vítimas de abuso sexual e órfãos. Recentemente, o ministro da Segurança da Jamaica, Horace Chang, reconheceu o trabalho que vem sendo feito pela universidade.

Discursando em uma conferência sobre religião e prevenção ao crime, Chang considerou que o programa intitulado “Restaurando a Confiança de Todos os Estudantes Usando a Educação” merece o apoio do Ministério da Segurança Nacional da Jamaica.

O ministro observou que o país caribenho tem repensado como os ministérios, departamentos e agências governamentais realizam atividades de intervenção social nas comunidades. “Não é suficiente apenas projetar programas que consideramos necessários para as pessoas dessas comunidades”, observou Chang durante o fórum promovido no campus, no fim de novembro. “Devemos e iremos atuar coletivamente para garantir os benefícios e direitos sociais desses cidadãos. Também queremos envolver as partes interessadas da comunidade, como a igreja, a fim de formar parcerias no desenvolvimento de iniciativas sustentáveis ??e relevantes voltadas para a prevenção e combate à criminalidade”, acrescentou.

Na mesma ocasião, Horace Chang pediu que as organizações religiosas reconheçam seu valor e potencial como agentes de mudança. Na opinião dele, essas entidades exercem um papel muito importante no sentido de prevenir e reprimir o comportamento criminoso. “Estamos convidando essas organizações a se associarem ao governo na luta contra a criminalidade”, ele enfatizou.

No evento organizado pela Escola de Religião e Teologia da NCU, o presidente da universidade, Lincoln Edwards, disse que a instituição apelou às igrejas e outras organizações civis para identificar jovens que correm o risco de ser influenciados pela criminalidade e a financiar a permanência dessas pessoas na universidade adventista. “Acreditamos que é muito mais barato e mais vantajoso educar os alunos do que mantê-los nas prisões por longos períodos de tempo”, argumentou Edwards. “Portanto, exorto o governo e toda a Jamaica a se associarem conosco na expansão do programa RESCUE. Quanto mais adolescentes e jovens frequentarem a NCU, menos estarão disponíveis para servir como recrutas para gangues ou golpistas”, declarou.

Edwards disse ainda que, como uma organização confessional, a NCU acredita que a igreja tem um papel importante a desempenhar na busca de soluções para o dilema abrangente do crime. Assim, a conferência sobre prevenção ao crime foi planejada com possíveis soluções em mente. O presidente da universidade adventista jamaicana destacou que a instituição tem um excelente programa de justiça criminal, através do qual a instituição forneceu treinamento a membros da força de segurança nacional.

Além disso, ele apontou o programa de justiça restaurativa comunitária da universidade como “um elemento-chave” na assistência às comunidades e à polícia na resolução de disputas, entre outros serviços.

Ele acrescentou que, em casos de trauma nas forças de segurança, os conselheiros da NCU são enviados para prestar assistência aos colegas e familiares dos trabalhadores afetados.

“Nossas várias igrejas prestam aconselhamento a famílias enlutadas, ajudando-as a lidar com a situação. Além disso, oferecem apoio aos filhos em dificuldades, a fim de que essas crianças possam permanecer na escola e ter um futuro, em vez de se tornarem recrutas de criminosos”, conclui o presidente da NCU. [Byron Buckley, da Northern Caribbean University / Com informações do site da Divisão Interamericana e da Adventist Review]

Última atualização em 20 de janeiro de 2020 por Márcio Tonetti.