Para todas as idades

Conheça os livros selecionados para o Clube de Leitura de 2021

André Oliveira, Aline Lüdtke, Luciana Gruber e Sueli Ferreira

Em 2021, adventistas de todas as idades, a começar pelos recém-alfabetizados membros do clube de aventureiros, passando pelos juvenis, adolescentes, universitários e chegando aos adultos, todos terão boa companhia. As obras do curso de leitura do próximo ano tratam da complexidade do corpo humano, de jovens que demonstraram coragem e bondade no seu dia a dia, das razões para confiarmos na Bíblia e dos princípios espirituais que envolvem o casamento.

Os membros dos clubes de aventureiros, por exemplo, vão aprender sobre a complexidade do corpo humano e como essa engenhosidade da criação divina mostra que Ele nos ama muito e cuida de nós. A obra Supermáquina (2020, 32 p.), da jornalista Aline Lüdtke, também contradiz a ideia de que a vida humana surgiu por acaso e incentiva seus pequenos leitores a valorizar esse presente dado por Deus. O livro traz ainda um ­quebra-cabeça que exemplifica melhor como é o corpo humano e os sistemas que o compõem.

Já os juvenis e adolescentes da igreja serão inspirados pelas histórias de superação relatadas no livro Um Desafio Atrás do Outro (2020, 128 p.). Organizado por Kathy Beagles Coneff e Laura Sámano, a obra é uma coletânea de textos sobre coragem e bondade publicados na revista norte-americana Guide. O livro apresenta histórias de jovens que enfrentaram os desafios do dia a dia, aprenderam lições importantes e compartilharam o amor de Deus.

“Podemos ainda confiar nas Escrituras?” Foi com essa questão em mente, levantada muitas vezes por seus alunos num colégio adventista na Austrália, que o professor Bryan Ball escreveu o livro Em Defesa da Bíblia (2020, 192 p.). Dividida em sete capítulos, a obra começa falando sobre o que torna as Escrituras um livro singular e a base da cultura ocidental e termina explicando como as profecias bíblicas apontavam para Jesus. O principal objetivo do pesquisador britânico e doutor pela Universidade de Londres é mostrar aos jovens leitores que evidências dos campos da história, da linguagem, das culturas, da arqueologia, das profecias e do mundo atual indicam que a Bíblia é digna de confiança.

Por sua vez, os universitários adventistas poderão refletir acerca da beleza e profundidade do casamento e das relações familiares na companhia de outro erudito, o espanhol Víctor Armenteros. O livro Amores Básicos (2019, 120 p.) fala sobre a vida familiar com sensibilidade artística e refinado conhecimento linguístico. Sem abrir mão de leveza e poesia, o autor transmite importantes lições para a vida a dois, em família e na sociedade, a partir de uma perspectiva bíblica. Um dos pontos altos da obra é a análise de Armenteros sobre o significado das imagens utilizadas no livro de Cantares de Salomão e a aplicabilidade dessas lições no contexto ocidental.

MENSAGENS PARA A JUVENTUDE

MENSAGENS PARA A JUVENTUDE

Essa compilação dos escritos de Ellen G. White, que serviu de guia moral para várias gerações de jovens adventistas, foi o livro adotado para o Clube de Leitura de 2021 indicado para todas as famílias. O objetivo da obra é ajudar quem está na “primavera da vida” a tomar decisões sábias, com base na lealdade a Cristo.

ANDRÉ OLIVEIRAALINE LÜDTKE e SUELI FERREIRA são editores de livros e revistas na CPB; LUCIANA GRUBER é revisora de livros na mesma instituição

Veja também

A biografia de Ellen White

Conheça a mulher, mãe e esposa que havia por trás da escritora e profetisa.