Atenção

Livro que não envelhece

Nova Bíblia voltada para jovens traz recursos modernos e notas explicativas sobre temas da atualidade

Diogo Cavalcanti
Foto: William de Moraes

 

A fé em Deus rejuvenesce a cada geração. Nunca se enruga, sempre se renova e brota no íntimo em qualquer época da vida. É eterna e jovem, humana e imortal, divina e encarnada. Sublime.

No passado, Deus falou a muitos jovens: a Adão, assim como a José, Jeremias, Daniel e Maria. Ao longo da história, a palavra que criou os mundos lançou as sementes vivas de um Reino de amor e justiça que nos alcança e envolve. Hoje, a Palavra de Deus é antiga, mas sua voz é mais do que atual. Ela inspira, encanta e engaja todo aquele que lhe abre o coração.

Quando lida com a atenção que merece, a Bíblia se desdobra aos olhos como a mais rica fonte de orientação para a vida. Nesse espírito foi preparada a Bíblia Jovem, lançada no Brasil pela CPB e distribuída internacionalmente em espanhol e inglês pela editora adventista Safeliz. Seus materiais auxiliares foram preparados por colaboradores de várias partes do mundo, incluindo brasileiros como os pastores Marcos De Benedicto, Michelson Borges, Odaílson Fonseca e o autor desta resenha.

É uma Bíblia voltada para as principais dúvidas e questões que os jovens enfrentam. São mais de 360 temas abordados, como aborto, bullying, fofoca, pecados secretos, engajamento político, fanatismo no esporte, suicídio, famílias disfuncionais, ciberteologia, Halloween, pós-modernidade, a relação de Ellen White e a Bíblia e a identidade dos 144 mil de Apocalipse. A Bíblia Jovem também apresenta em uma seção as 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista com clareza e objetividade.

Finamente acabada, a Bíblia foi impressa em cores, com as palavras de Jesus em vermelho, inserts com fotos em papel couché e letreiros manuscritos, dando um toque de arte ao que já é belo. Introduções aos livros e seções da Bíblia dão consistência teológica ao material. QR Codes levam o leitor para conteúdos adicionais que enriquecem a experiência. O material apresenta o estudo bíblico O Resgate da Verdade (downloads.adventistas.org), lançado originalmente pela sede sul-americana da igreja para o uso dos universitários. Outro recurso é o material World Changers, produzido pela equipe do ministério de discipulado da Divisão do Sul do Pacífico (discipleship.adventistchurch.com/worldchangers). Ao fim, a Bíblia ainda conta com belas ilustrações coloridas do santuário, esquemas proféticos, moedas bíblicas e mapas.

Ela foi preparada para ajudar jovens e pessoas de qualquer idade na caminhada cristã. É um guia seguro para orientar seus leitores sobre onde pôr os pés e os pensamentos neste mundo insano. Como nunca, precisamos da Palavra de Deus. Na Bíblia Jovem vemos como as Escrituras conversam com os dilemas atuais de forma objetiva e leve, demonstrando que Deus Se comunica bem com a juventude e deseja nos ajudar, se quisermos ouvir.

TRECHO

“Mais do que nunca, precisamos ouvir a voz dos profetas bíblicos. Em muitas partes do mundo, vemos um rápido processo de afastamento de Deus, uma redução do Divino a objetos, lugares, ideias e filosofias. Os ídolos mudaram de nome e formato, mas os efeitos devastadores da idolatria no julgamento moral permanecem os mesmos” (p. 751).

DIOGO CAVALCANTI, pastor, jornalista e mestre em Letras (Estudos Judaicos), é coordenador da Editoria de Livros Denominacionais na CPB

(Resenha publicada na seção Estante da edição de janeiro de 2021 da Revista Adventista)

Veja Também

Legado para a saúde

Conhecida dentro de fora do meio adventista, a biomédica e escritora Elisa Biazzi aproximou as pessoas do estilo de vida natural. Ela faleceu aos 74 anos, vítima de Covid-19.