Vilões no ganho de peso

2 minutos de leitura

Fatores que vão além da alimentação excessiva

Peter Landless e Zeno Charles-Marcel

Foto: Antonio Santos / iStock / Getty Images Plus / Getty Images

Geralmente percebo quando descuido da minha alimentação e ganho peso indesejado. Mesmo com muito trabalho, sinto que não exagero na comida, mas meu peso está aumentando. Existem outras causas para o ganho de peso além de comer muito?

A causa mais comum de ganho de peso é o aumento do tecido adiposo devido ao consumo excessivo de calorias em relação ao gasto de energia por meio de atividades e exercícios físicos. Pequenas flutuações diárias no peso podem indicar mudanças no equilíbrio de fluidos e retenção de líquidos. O aumento da ingestão de sal contribui para maior retenção de líquidos. As variações nos hormônios femininos, como estrogênio e progesterona, resultam em retenção de líquidos e alterações de peso durante o ciclo menstrual das mulheres.

Algumas doenças também podem causar ganho de peso, como o hipotireoidismo, a diminuição da produção de hormônios da tireoide. A insuficiência cardíaca, por sua vez, gera acúmulo de líquidos, retenção de sal e ganho de peso, com o inchaço dos tornozelos, pés e do abdômen.

A disfunção renal é outra complicação que leva à retenção de líquidos e ao aumento de peso não relacionado à ingestão excessiva de alimentos/calorias. Pode haver inchaço também nos tornozelos, pés e no abdômen.

PARA EVITAR A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS, BEBA ÁGUA PURA E NÃO CONSUMA BEBIDAS AÇUCARADAS

Você mencionou estar trabalhando muito. Caso esteja estressado, isso certamente desempenha um papel significativo no ganho de peso, aumentando os níveis do hormônio cortisol, que estimula o apetite e favorece o armazenamento de gordura no corpo. O estresse costuma estar associado à ingestão de alimentos reconfortantes, frequentemente ricos em calorias, açúcares, gorduras prejudiciais à saúde e sal. Além disso, padrões de sono inadequados intensificam esses efeitos.

Certos medicamentos, como anti-inflamatórios e antidepressivos, também podem alterar o peso, causando retenção de líquidos e estimulando o apetite, respectivamente.

Para evitar a retenção de líquidos, beba água pura e não consuma bebidas açucaradas. Mesmo os sucos puros de frutas são carregados de frutose, e as calorias ingeridas promovem o ganho de peso sem o benefício da fibra consumida quando a fruta inteira é comida. Além disso, tome cuidado com os adoçantes artificiais.

Lembre-se do incentivo do apóstolo Paulo: “Tudo posso Naquele que me fortalece” (Fl 4:13). Que este novo ano seja um período saudável ao lado do Senhor. Maranata! 

PETER LANDLESS é cardiologista e diretor do Ministério da Saúde da sede mundial da Igreja Adventista, em Silver Spring (EUA); ZENO CHARLES-MARCEL é clínico geral e diretor associado desse ministério

(Artigo publicado na seção Bem-estar da Revista Adventista de janeiro/2024)

Última atualização em 29 de janeiro de 2024 por Márcio Tonetti.