Em algumas de nossas igrejas, crianças não batizadas estão sendo autorizadas a participar das ordenanças do lava-pés e da ceia do Senhor. Essa prática é apoiada pela Bíblia?
Ángel Manuel Rodríguez
Se você estiver pedindo uma passagem bíblica que trate diretamente de sua preocupação, a resposta é não. Contudo, a análise dos princípios bíblicos que envolvem seu questionamento apresenta informações relevantes.
O BATISMO PRECEDE A CEIA DO SENHOR
A cerimônia do batismo simboliza que renunciamos a uma vida de pecado, confessamos publicamente Jesus como Salvador e Senhor e nos unimos à comunidade de crentes como corpo de Cristo. Por sua vez, o serviço do lava-pés pressupõe que tenhamos experimentado a lavagem plena do corpo no batismo (Jo 13:10; cf. Hb 10:22). De acordo com Paulo, aqueles que participam da ceia do Senhor são membros do corpo de Cristo, a nova comunidade da aliança (1Co 10:17; cf. 11:24, 25). Nós, adventistas, praticamos a comunhão aberta; ou seja, todos aqueles que entregaram publicamente a vida ao Salvador, independentemente da placa denominacional, podem participar do rito quando nos visitam durante a celebração das ordenanças.
Uma vez que as ordenanças são celebradas pela comunidade cristã, sua celebração não deve ser definida como uma cerimônia de família. A Páscoa era basicamente um rito familiar. A ceia do Senhor, porém, é uma celebração na qual a igreja, como família de Deus, se reúne em obediência ao Senhor para participar dos emblemas de Sua morte sacrificial.
O SIGNIFICADO SIMBÓLICO DA CEIA
A sentença “façam isto em memória de Mim” (Lc 22:19) é parte integrante da celebração das ordenanças e requer uma compreensão clara da morte de Cristo (1Co 11:24, 25). Os símbolos apontam para Seu corpo quebrado e Seu sangue derramado como nosso único meio de expiação. Por meio deles, mantemos vivo em nossa mente o glorioso ato redentor de Deus em Jesus. As ordenanças também expressam nossa constante necessidade da graça purificadora do Senhor durante nossa caminhada pósbatismal. Finalmente, elas apontam para a futura celebração da ceia no Reino da glória. Aqueles que participam desses ritos sagrados devem ter uma compreensão clara de sua mensagem salvífica.
ASPECTOS PRÁTICOS
Os pais e os líderes da igreja são responsáveis por instruir as crianças a respeito da importância e
santidade das ordenanças. Elas geralmente querem fazer o que veem seus pais fazendo, mesmo que não estejam preparadas para isso. Devemos ensiná-las que a gratificação instantânea nem sempre é correta; às vezes é melhor esperar.
A espera pode ser uma lição maravilhosa para o crescimento emocional, moral e espiritual. Quando as crianças compreenderem o significado do poder salvífico da morte de Cristo estarão preparadas não só para participar das ordenanças, mas também para ser batizadas. Depois disso, poderão se juntar a nós à mesa do Senhor.
Portanto, aconselho os pais e líderes da igreja a fazer da celebração das ordenanças um acontecimento significativo para as crianças enquanto elas esperam o momento em que poderão participar plenamente da sua celebração.
ÁNGEL MANUEL RODRÍGUEZ, pastor, professor e teólogo aposentado, foi diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica
(Resposta publicada na seção Boa pergunta da Revista Adventista de setembro/2023)
Última atualização em 18 de setembro de 2023 por Márcio Tonetti.