Centros de influência

2 minutos de leitura

Igreja investe em espaços multifuncionais para atender demandas urbanas nos Estados Unidos e nas Filipinas

Sandra Dombrowski e Edward Rodríguez

Centro de Evangelismo Digital da Rádio Mundial Adventista é inaugurado nas Filipinas depois de quase dois anos de restrições da pandemia. Foto: Josué Alberto

Bryant Park Life Hope Center, um prédio de três andares de propriedade da Igreja Adventista no centro de Manhattan, Nova York (EUA), está localizado em uma das ­regiões mais populosas, influentes e valorizadas do mundo. Ladeado por uma torre com mais de 40 andares de apartamentos luxuosos, quartos de hotel e lojas, e cercado por arranhacéus de vidro e aço, esse espaço está estrategicamente posicionado em uma metrópole que ainda é um símbolo no imaginário adventista da fronteira missionária urbana.

Sem reformas significativas desde a década de 1980, o imóvel agora vai receber aportes financeiros diversos para que se torne um centro de influência urbano mais amplo e que ofereça mais serviços. A ideia é que essa antiga livraria adventista passe a ser um centro de promoção de saúde preventiva e reeducação de estilo de vida, além de um instituto de saúde mental. O espaço também contemplará uma lanchonete vegana, escola de culinária e oferecerá aulas de treinamento físico, massagens e tratamento hidroterápico simples. O plano é que literatura adventista continue a ser doada e vendida ali.

O primeiro subsídio financeiro veio de um fundo do escritório de Missão Global da sede mundial adventista voltado para a evangelização de cidades com mais de um milhão de habitantes (para saber quais são essas metrópoles, clique aqui). “Vamos usar esse recurso de forma pragmática para impulsionar financeiramente nosso centro de influência. Queremos inspirar as pessoas a fazer mais pelos ministérios urbanos”, garantiu o pastor albanês Bledi Leno, que se graduou em Teologia no Brasil e há sete anos serve como diretor dos ministérios multiétnicos da Associação da Região Metropolitana de Nova York. Mais de 12 milhões de pessoas visitam essa área de Manhattan anualmente.

O plano da denominação é que todos os níveis administrativos da igreja ajudem nesse projeto. Empresários adventistas estão participando do comitê e do conselho operacional do centro de influência, a fim de que ele seja uma iniciativa autossustentável. Doações de leigos adventistas também começaram a chegar para as reformas do prédio que, atualmente, já serve de ponto de encontro para o pastor Wayne Jamel e jovens profissionais que estão plantando uma igreja ali.

Há 17 horas de voo da Big Apple, na cidade de Silang, nas Filipinas, foi inaugurado em 11 de novembro o Life Hope Impact Center. O novo prédio, situado ao lado da Divisão do Pacífico Sul-Asiático, vai abrigar o centro de evangelismo digital da Rádio Mundial Adventista, além de um restaurante vegetariano, academia, sauna, centro de saúde, área de convenções e quartos para hóspedes (clique aqui para saber mais).

O pastor Ted Wilson, presidente mundial da igreja, participou da celebração. Durante o programa, os líderes refletiram sobre a relevância desse projeto e os desafios para concluí-lo nos últimos dois anos. “Esta construção chegou a ficar coberta por 7,5 centímetros de cinzas, além de ter enfrentado três fortes terremotos, dois ciclones tropicais, dois meses de chuvas contínuas de monções e quase dois anos de restrições por causa da pandemia. No fim, este edifício suportou tudo isso e permaneceu fiel ao seu propósito de ser um farol de esperança na comunidade”, relembrou Joseph Allan Deblois, tesoureiro da Divisão.

SANDRA DOMBROWSKI é jornalista freelancer do projeto Missão Para as Cidades da sede mundial adventista; EDWARD RODRÍGUEZ é o coordenador do ministério de mídia da Divisão do Pacífico Sul-Asiático

(Notícia publicada na edição de dezembro de 2021 da Revista Adventista / Adventist World)

Sobre Da Redação

Da Redação
Equipe da Revista Adventista

Veja Também

Reconhecimento

1 minuto de leitura Crédito da imagem: Reprodução da revista Time Um menino adventista de …