Atenção

Curso internacional de intérpretes para surdos

1 minuto de leitura
Evento realizado na Espanha precede o congresso internacional para surdos, que acontece em maio de 2016

Treinamento internacional para surdos - Divisao intereuropeiaA Divisão Intereuropeia (EUD) da Igreja Adventista do Sétimo Dia organizou o primeiro curso internacional de intérpretes para surdos. O treinamento de três dias foi realizado no mês de setembro na cidade de Sevilha, na Espanha.

Intérpretes, tradutores e outras pessoas que têm ligação com deficientes auditivos participaram da iniciativa. Eles vieram da Alemanha, França, Portugal, México, Estados Unidos e Espanha. “É um sonho que se torna realidade. Estou muito feliz por ter contribuído para que isso acontecesse”, afirma Taida Rivero, intérprete de surdos e gerente de projetos dos ministérios adventistas de surdos da Espanha.

Em palestra realizada no evento, Noemi Fariña, intérprete de linguagem gestual, mostrou a importância do preparo físico dos intérpretes. Se comunicar através de sinais é fisicamente desafiador e uma formação adequada ajuda os intérpretes a evitar efeitos negativos sobre o corpo. “Isso é algo que nós [que ouvimos] geralmente não levamos em conta”, observou Corrado Cozzi, responsável pelo desenvolvimento de projetos nessa área na Divisão Intereuropeia. “Para qualquer orador, o treinamento em homilética é fundamental, mas para um intérprete de surdos, ou mesmo para uma pessoa surda se expressar, é muito importante estar em boa forma física”, ressalta.

Segundo os organizadores do curso, o programa de treinamento também teve o objetivo de enfatizar o código de ética de um intérprete, analisar questões da comunidade surda e reforçar a necessidade dos que trabalham na área de dominar o sistema Internacional de Língua de Sinais (ISL). Atualmente, existem mais de 400 línguas de sinais no mundo. O ISL foi ensinado durante o treinamento para ajudar a facilitar a comunicação entre os intérpretes e a fim de prepará-los para o congresso internacional para surdos, que será realizado em Sevilha, de 13 a 16 de maio de 2016.

No território da Divisão Intereuropeia, há pelo menos quatro ministérios oficiais voltados para a comunidade surda: o Signes d’Esperance, na França, o Gehörlosengemeinschaft, na Alemanha, o ASAE, na Espanha, e o ministério Levante e Caminhe, na Romênia. Todas essas iniciativas usam sua própria língua local de sinais. [Informações e fotos: Corrado Cozzi, Divisão Intereuropeia]

LEIA TAMBÉM

Conheça o Ministério Adventista dos Surdos (MAS) da Divisão Sul-Americana

 Livro educativo e religioso para surdos é lançado na região Sul de São Paulo

Última atualização em 16 de outubro de 2017 por Márcio Tonetti.

Sobre Da redação

Da redação
Equipe RA

Veja Também

Nem só de pão

Os benefícios do jejum, que vão além dos aspectos espirituais e físicos, precisam ser redescobertos e reivindicados pelos cristãos.